A BÍBLIA VITORIOSA

Versão para impressão
A BÍBLIA VITORIOSA - Teatro Cristão

A preocupação faz de tudo pra aborrecer, apoquentar, importunar, irritar os cristãos.
A preocupação é tratada como promotora de mal testemunho, incredulidade, abandono do Senhor...
A Bíblia é a vitoriosa no enfrentamento da preocupação. Ora a Bíblia diretamente, ora através de amigos cristãos.
Muitas pessoas estão sobrecarregadas pelos problemas da vida. A preocupação os afasta da solução que podem encontrar na Bíblia.

 

Personagens:
Narrador, Cristão, Preocupação, Bíblia, Cristã,  3 amigos
(A cena começa no centro do palco, apenas uma cadeira no centro. Quem faz o papel de Bíblia terá uma faixa com o nome de sua personagem, o mesmo acontece com a Preocupação.)
NARRADOR:  Vamos ver agora um Cristão. Suas experiencias representam algo que acontece com cada pessoa que trata de servir a Deus.
(Entra Cristiano. A Preocupação fica na volta dele)
CRISTÃO: Ah! Quantos problemas que tenho. São tantas dificuldades ultimamente.
Minha esposa está doente, meus filhos têm problemas na escola, meu patrão reclama muito porque não consigo me concentrar no meu trabalho. Minhas dívidas aumentam cada dia mais. Que fazer?
PREOCUPAÇÃO: Eu não te avisei que não podia acreditar nas doces palavras do pastor e dos teus amigos da igreja? Eles te enganaram.
BÍBLIA: Espera! Tenha ânimo! Eu tenho as promessas fiéis de Deus, tais como esta: “ E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus” Romanos 8:28
PREOCUPAÇÃO: Mentira! Não faça caso deste livro de contos.
BÍBLIA: “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” Filipenses 4:19
PREOCUPAÇÃO: Não é certo!
BÍBLIA: Deus disse: “Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei". Hebreus 13:5
PREOCUPAÇÃO:  Não é certo! Deus não o fará.
BÍBLIA: Em 1ª Pedro 5:7 diz: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”
PREOCUPAÇÃO: Outro engano. Esquece estas palavras falsas.
BÍBLIA: Lembre-se: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.”
Filipenses 4:13
PREOCUPAÇÃO: Mentirosa, não acredite nela.
BÍBLIA: Jesus disse: “"Não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir.
Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?
Mateus 6:25 e 30
PREOCUPAÇÃO: (Furiosa grita) Mentira! A Bíblia mente.
CRISTÃO:  Já chega! Cala a boca enganadora! Já vi que a preocupação é um pecado para o crente. Mostra a falta de confiança na fidelidade de Deus.
A preocupação acusa Deus de ser mentiroso.
É uma hipocrisia um crente dizer que tem fé em Deus seguir duvidando da sua palavra.
Confiarei no meu Senhor, Deus  Todo Poderoso.
Você(para a preocupação), some, vai embora. Não te escutarei mais.
PREOCUPAÇÃO:  Está bem, crente tonto. Eu vou, logo encontrarei outros que me escutarão.
(Todos saem)
NARRADOR: É certo: A maldade da preocupação encontra facilmente suas vítimas, mesmo entre os cristãos.
Olhem ela já está voltando.
(Entra a cristã com um saco cheio de papéis com nome de enfermidades. A preocupação se aproxima...)
PREOCUPAÇÃO: Ah amiga! Vejo você com tantos problemas. Vou te ajudar mostrando com o que deves ter cuidado, preocupação. (Cola na cristã os papéis)
CRISTÃ: Ai, ai. Me dói...
PREOCUPAÇÃO: Gostei de ver como reages com estas dificuldades. A forma como contrai a testa e retorce as mãos. É certo que vei de mal a pior. Vou dar mais quatro presentinhos.
(entram 3 amigos)
AMIGO 1: Ei amiga! Que aconteceu contigo?
CRISTÃ: As preocupações me matam.
AMIGO 1: Não sabe que a preocupação é um pecado porque faz mal ao corpo? A bíblia diz em 1 Coríntios 3:16-17 : “Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?
Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá;” A preocupação enfraquece e as vezes destrói o templo de Deus que é teu próprio corpo.
AMIGO 2: Ninguém pode orar com fé e preocupar-se ao mesmo tempo. Lembra? Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Isaías 26:3
AMIGO 3: A preocupação é um pecado porque prejudica o nosso testemunho de cristão. E o Senhor Jesus mandou: “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". Mateus 5:16
CRISTÃ: Sim, agora entendo. Quando demonstro ao mundo que não confio em Deus, não estou dando um bom testemunho;
AMIGO 1: A palavra de Deus diz: “ Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Filipenses 4:6-7 Cristo disse também, em Mateus: “O pai sabe vossas necessidades...” “Busquem primeiro o Reino de Deus e receberão também estas outras coisas...”
AMIGO 2: Este é o segredo: Adorar a Deus com gratidão e orar a Deus com fé. Isso traz tranquilidade a alma.
CRISTÃ: Obrigado meus irmãos. Farei o que Deus manda(ao falar vai retirando os papéis). Vou orar pedindo perdão a  Deus por ter me preocupado e dado mal testemunho. Que Ele me dê a vitória sobre minha falta de fé nEle e em Suas promessas. Pedirei graça e fé para depositar nEle minhas angustias e problemas.
Graças a Deus, já me sinto melhor. (Saindo)Vamos juntos na igreja, quero...
PREOCUPAÇÃO: Maldição! Vencida outra vez pela palavra de Deus e a fé cristã. Que má sorte a minha.
(Recolhe os papéis e sai)

 

 

Texto encontrado originalmente em espanhol em DRAMAS CRISTIANOS

Estilos: 
Diversos: