A CAMINHADA DO POVO DE DEUS

Versão para impressão

A CAMINHADA DO POVO DE DEUS - Teatro CristãoEste é um programa de NATAL, ao descrever “a Caminhada do Povo de Deus” a autora apresenta em forma de resumo, a história do homem. Desde o Jardim do Edem até os dias de hoje.

Inclui os vários “símbolos natalinos”, com seus significados(aos críticos das arvores com bolas coloridas, sinos... esta peça não serve).

 

 

 
 
Narradora - (Saudação): Querida congregação. Mais uma vez chegamos nesta sublime data, onde lembramos o nascimento de Jesus, o Salvador da humanidade. Neste ano queremos apresentar a vocês o programa: A CAMINHADA DO POVO DE DEUS, que tem por objetivo mostrar o amor de Deus por nós, desde o Jardim do Éden até hoje. Que Deus Espírito Santo contagie a todos nós, nesta noite, com o verdadeiro espírito de natal. Convido agora, a todos juntos cantarmos o primeiro hino desta noite...
Hino 1: (Congregação)
1° QUADRO
SÍMBOLOS DE NATAL
Narradora - (Introdução): Celebrar o Natal, deixando-se envolver pelo espírito de paz e alegria, está ficando cada vez mais difícil. O ritmo de vida está mais acelerado e as exigências na vida profissional e social estão maiores.
Hoje, muitas vezes, chega o Natal e a casa continua vazia e o espírito despreparado. Talvez a despensa esteja cheia e os presentes tenham sido comprados, mas o sentido da celebração natalina foi esquecido.
Redescobrir e vivenciar a riqueza dos símbolos e tradições de Natal pode resgatar o significado do nascimento de Jesus Cristo para a nossa vida e pode nos encher do espírito natalino.
COROA DE ADVENTO:
A coroa de Advento é uma folhagem verde, sinal de esperança e vida, enfeitada com uma fita vermelha, que significa o amor pelo Filho de Deus que vai nascer. Na coroa encontramos 4 velas, uma para cada domingo de Advento. A cada domingo acendemos uma vela até chegar ao 4° domingo quando todas estão acesas. As velas acesas simbolizam nossa fé e nossa alegria pelo nascimento de Jesus.
ÁRVORES DE NATAL:
O pinheiro foi escolhido para ser árvore de Natal porque, nos países frios, as árvores estão totalmente desfolhadas na época de Natal, menos o pinheiro que continua viçoso, com suas folhas verdes. como símbolo da vida, nós o enfeitamos para receber Jesus Cristo, a verdadeira vida. a árvore de Natal tem um profundo sentido, sobretudo quando a família se reúne em torno dela para comemorar o aparecimento de Jesus, através da leitura da Bíblia, da oração, dos cânticos natalinos e da confraternização na troca de presentes.
ABREM-SE AS CORTINAS
Meninos e meninas vestidos com malha, deitados. A música ao fundo bem suave. Aos poucos vão se levantando e olhando o próprio corpo. Olham as mãos, pés, pernas, viram o pescoço. Aos poucos caminham e vão descobrindo uns aos outros. A música aumenta. De repente, parecem ficar envergonhados e vão se afastando uns dos outros, brigando uns com os outros, escondendo o corpo e cambaleando como si fosse cair. Alguns vão falando:
Menino 1 - "Estamos nus!"
Menino 2 - "Deus já não passeia conosco!"
Menino 3 - "Não conseguimos dominar a terra e os animais!"
Menino 4 - "Teremos que suar para conseguir comida!"
Menino 5 - "Homem e mulher vivendo como inimigos!"
Menino 6 - "Daremos à luz as crianças entre dores!"
TODOS: - "Fomos expulsos da presença de Deus!"
(Prostram-se todos de cabeça baixa e ficam em silêncio. Ao fundo começa uma música tocando Noite Feliz e uma luz se acende.
Aos poucos as crianças vão se levantando e estendendo os braços para a luz, dizendo: )
- "O Senhor teve pena de seus filhos e há de lhes mandar um Salvador".
FECHAM-SE AS CORTINAS
Hino 2: (Congregação)
SÍMBOLOS DE NATAL
PRESÉPIO:__
Francisco de Assis, em 1223, idealizou o primeiro presépio, a cena do ambiente onde Jesus nasceu. A realidade do presépio faz com que lembremos os ensinamentos de Jesus: pobreza, simplicidade, humildade, fé. A linguagem do visual, às vezes, fala mais alto do que as palavras. Torna-se expressão de uma fé viva. A forma do presépio vai se adaptando à evolução da arte através da história. Deus não nasceu apenas há dois mil anos, nasce também no mundo de hoje.
ESTRELA DE NATAL:
O evangelista Mateus narra que no nascimento de Jesus apareceu no céu uma estrela que guiou os pastores e magos até a estrebaria de Belém. Cristo é a nossa estrela, quanto mais nos aproximamos de sua luz, mais poderemos ser luz guiando outros ao encontro de Deus. O cristão deve ser uma estrela de fé, amor e esperança para o seu irmão.
 
2° QUADRO
ABREM-SE AS CORTINAS
Um menino e uma menina personificando Abraão e Sara.
Sara está sentada, costurando. Chega Abraão. Senta-se perto dela, e diz:
Abraão - Sara, as coisas não vão bem. Esta cidade não está boa para se morar. Ninguém se entende, ninguém respeita ninguém. Todos querem destruir os outros, ficar cada vez com mais poder. Há muita injustiça e miséria.
Sara - Mas, Abraão, meu marido, o que podemos fazer? Nossos bens estão aqui, nossos parentes, servos, rebanhos. Teremos que ficar aqui. E, depois, nós nem temos um filho com quem nos preocupar!
Abraão - Não, Sara, iremos embora. Quero uma vida nova para nós. Procuremos um lugar onde possamos viver bem, com justiça e fraternidade. Levaremos os parentes, os servos e os rebanhos conosco.
Sara se levanta, dobra a costura e dá a mão a Abraão. Ao saírem olham para o alto. Uma luz se acende. Eles se ajoelham e ouve-se uma voz:
"- Abraão, sai da tua Pátria e vai para a Terra que eu te mostrarei. Farei uma aliança contigo. Tu serás Pai de um grande povo. Conta as estrelas de céu e a areia do deserto. Tantos assim serão os teus descendentes."
Abraão e Sara se prostram, depois se levantam e saem abraçados.
FECHAM-SE AS CORTINAS
Hino 3: (Congregação)
SÍMBOLOS DE NATAL SINOS:
O sino é sinal de alegria. Um grande acontecimento é anunciado com o toque festivo dos sinos. O sino lança mensagens no ar. O nascimento de Jesus é a grande mensagem que precisa ser anunciada para a libertação do ser humano.
BOLAS COLORIDAS:
As bolas coloridas que enfeitam o pinheirinho querem representar os frutos da árvore viva que é Jesus. Jesus nos ensinou o amor, o perdão, a verdade, a oração, a fé, a esperança. Todas estas virtudes são como frutas da árvore. As pessoas unidas a Cristo também produzem estes frutos.

 

3° QUADRO
ABREM-SE AS CORTINAS
No palco escuro, ouvem-se choros e gritos. Ao fundo passam crianças vestidas como trabalhadores, curvadas sob fardos muito pesados. Mulheres correm, carregando crianças escondidas, chorando...
A um canto, Arão e Moisés conversam (Moisés gagueja um pouco):
Moisés - Arão, não aguento ver o sofrimento do meu povo. Por causa dele, já briguei e matei um homem. Por isso fui embora para o deserto. Vivo lá com minha família, e, não vendo o povo escravizado, não sofro tanto!
Arão - Moisés, você pode nos salvar. Precisamos de uma terra nossa. Você foi criado pela filha do Faraó, conhece os poderosos, viveu entre eles. Ajude-nos!
Moisés - Não quero me meter nisto, Arão. Não quero me meter nisso. Sou muito bravo. Fico aqui, longe da confusão.
Arão - Você é quem sabe, Moisés.
Vão saindo os dois. De repente, acende-se uma luz. Moisés e Arão param e se ajoelham. Ouve-se uma voz:
Deus - Moisés, meu povo sofre, preciso de ti! Vai ao Faraó e liberta meu povo, para que eles procurem a terra a que todos os meus filhos têm direito por herança.
Moisés - Senhor, quem sou eu? Só sei pastorear. Não sei nem falar direito. Sou gago!
Deus - Leva Arão contigo. Ele falará por ti. Tu serás o líder do meu povo. Eu te ajudarei.
ARÃO e MOISÉS se levantam e saem. Apagam-se as luzes. Ouvem-se vozes de alegria. Passam crianças gritando, alegres:
Crianças - O Senhor nos ouviu! Estamos salvos! Somos livres! Somos livres!
FECHAM-SE AS CORTINAS
Hino 4: (Congregação)
SÍMBOLOS DE NATAL - PRESENTES DE NATAL:
Jesus foi o grande presente de Deus para nós. Por isso, no Natal presenteamos aquelas pessoas que nós amamos, lembrando da alegria que estamos sentindo pelo fato de Jesus ter nascido entre nós. Doar presentes para a felicidade das outras pessoas é viver o amor, a doação que Cristo nos ensinou.
CEIA DE NATAL:
Na ceia de Natal, as famílias reúnem-se para festejar o nascimento do filho de Deus. Costuma-se colocar no centro da mesa uma vela para simbolizar que Cristo é a nossa luz e está presente entre nós. Assim, reunir-se na noite de Natal para participar da ceia significa celebrar a vida, partilhar o amor, a reconciliação.

 

4° QUADRO
ABREM-SE AS CORTINAS
ZACARIAS e ISABEL - Ele escreve em uma tábua, ela tece. Isabel está grávida. Isabel lhe diz:
Isabel - Zacarias, meu marido, está quase nos dias de nosso filho nascer. É uma pena que você tenha adoecido e perdido a fala desde que soube que íamos ser abençoados com um filho.
ZACARIAS olha para ela, sorri, e levanta os braços para o céu.
Isabel - Zacarias, estou preocupada. O que será de nosso filho? Que profissão vai ter? O que fará de sua vida? Será que vai trabalhar no templo como você? Como você vai lhe dar um nome, se está sem falar?
ZACARIAS se levanta e mostra a tábua em que esteve escrevendo. Ele vai se chamar João - aquele que prepara o caminho do Senhor.
ISABEL abraça Zacarias. De repente batem à porta. Ela vai atender, entra Maria. Elas se abraçam.
Isabel - Maria, que bom que você veio me ajudar! Veja, de tão alegre o neném pula em meu seio!
Maria - Isabel, querida, vim ajudar você, mas andei muito subindo a montanha e estou cansada!
Isabel - Bendita seja você, Maria, que será a Mãe do nosso Salvador!
(neste momento acende-se uma luz e canta-se o próximo hino.
FECHAM-SE AS CORTINAS
Hino 5: (Congregação)
SÍMBOLOS DE NATAL ARRANJOS SECOS:_
Os arranjos secos trazem uma mensagem de alerta: O que está seco não tem vida. Olhando-os, refletimos sobre a nossa situação de distância daquele que é a vida verdadeira: Jesus Cristo. Jesus veio para que tudo se desenvolva, para que tudo tenha vida. Há em nosso mundo muitos sinais de morte que podem ser vencidos pela mensagem de vida que Jesus quer comunicar através de nós.
CARTÕES DE NATAL:
O envio de cartões de Natal é uma maneira muito bonita de evangelizar, de comunicar o evangelho de Jesus Cristo. As mensagens de Natal ajudam-nos a compreender que Jesus Cristo continua nascendo entre os seres humanos. A arte, o cuidado com a confecção das mensagens são formas preciosas de desejar um Feliz Natal e Feliz Ano Novo que se aproxima.
5° QUADRO
ABREM-SE AS CORTINAS - presépio montado
Isabel e Zacarias se ajoelham). Maria adianta-se e diz:
Maria "- Meu corpo e minha vida louvam ao Senhor. Sou feliz porque Ele me escolheu. E em mim realiza grandes coisas. E sua misericórdia se estende por todas as gerações."
(Há um intervalo quando em procissão, trazendo o Menino Jesus no colo, vêm chegando José e todos os participantes. A luz se desloca para iluminar o Menino Jesus. Maria e José ficam a seu lado e todo o elenco fica no palco atrás de José e Maria.)
A Narradora narra:
"A misericórdia divina se estende sobre todos nós. O Senhor olha por nós. Manifesta o seu poder. Dispersa os orgulhosos. Derruba os poderosos de seu trono. Exalta os humildes. Despede os ricos com mãos vazias. E dá comida a quem tem fome. Socorre a Israel, seu povo, como prometeu a Abraão e a seus descendentes. E nos envia o Salvador. Aleluia! Aleluia!
CORTINAS PERMANECEM ABERTAS
SÍMBOLOS DE NATAL
Entram pelo meio do povo as crianças vestidas de anjos segurando velas acesas
VELAS DE NATAL
As velas simbolizam a presença de Cristo como luz do mundo. Ele próprio disse: "Eu sou a luz do mundo". Acendendo velas no Natal queremos alimentar a nossa fé e nos desafiar mutuamente a sermos também luz para o mundo. Cristo, a luz do mundo, convida-nos a nos tornarmos luz, alegria e felicidade para as outras pessoas. Isto exige a doação de si mesmo, como a vela se consome ao iluminar.
ANJOS
"Glória a Deus nas alturas e paz na terra às pessoas a quem ele quer bem". Esta mensagem do anjo traz muita alegria a todos nós. Um anjo anunciou a Maria que ela seria mãe de Jesus, falou com José a respeito e anunciou aos pastores o nascimento do menino. Como símbolo de Natal o anjo quer nos convida a sermos mensageiros da boa notícia de Deus para a humanidade: "Nasceu hoje para vocês um salvador!"
CANÇÕES DE NATAL
As canções de Natal constituem um símbolo de comunicação sonora. Através das mensagens cantadas anuncia-se o nascimento de Jesus. Algumas canções são tão significativas no Natal que não se pode imaginar uma celebração natalina sem elas, como por exemplo "Noite Feliz", composta em 1818, que vamos cantar agora todos em conjunto.
Hino 6: NOITE FELIZ (Congregação)

 

Fonte site ARTEJELB

 

Datas: 
Estilos: 
Diversos: