ELE LEVOU SOBRE SI

Versão para impressão
Coroa de espinhos

Cenas de milagres de Jesus, sua condenação, crucificação ressurreição...

Duração: 30 minutos

Músicas: Aleluia – David Quilan e A vitória da Cruz – Diante do Trono

Os personagens se posicionam e o mal está do lado observando, Jesus se aproximar do grupo que já estarão fazendo as encenações.

Jesus  abre a passagem( ouve-se um som)  e os personagens viram-se, o inimigo todo tempo de olho, se movimenta o tempo todo.

No aleluia cada personagem  vai a frente, o inimigo faz gestos em cada um deles como se fosse o causador de suas dores, fica feliz. 

NOTA: São  quatro que irão ser curados, o coxo,fome,depressão e cego.
Quando Jesus vem, ele se afasta fica receoso, com raiva, fica observando Jesus, seguindo-o e quando Jesus vai orar ao pai, ele tenta atrapalhar.

E Jesus cura o coxo, e ele fica observando e fica com raiva e sente dores  horríveis quando a cura é efetuada .
Jesus cura todos.

(Efetuando a cura 3:04, primeiro gemido- 3:54 o segundo gemido –5:18 o terceiro gemido – 6:29 – o quarto gemido e o inimigo se alegra com o sofrimento de Jesus e se afasta e fica de costas.
Quando Jesus vai se afastando para esbarrar nos dois (o mal volta a contemplar se alegrar)

Jesus ao se esbarrar nos dois(depois que Jesus cura ) ouve-se um som de impacto( 8:33 a música para) os dois viram-se e ficam um de cada lado de frente para Jesus de braços cruzados.

Pilatos aparece com olhar altivo, como passeando pelo palco olhando do alto para a platéia e volta para Jesus.

PILATOS - Não encontro motivo para para acusar este homem, pelo que vocês o condenam?
SOLDADO 1- Ele está subvertendo o povo em toda Judéia  com os seus ensinamentos.
SOLDADO 2 –Ele proíbe o pagamento de impostos a César e se declara ele próprio o Cristo, um rei.
PILATOS: Você é o rei dos Judeus? Você não está ouvindo as acusações que estão fazendo contra você? Qual dos dois vocês querem que eu solte? ( Os  4 que estavam de costas, viram-se e dando voltas ao redor de Jesus, Pilatos e o soldado dizem juntos) – Barrabás, Barrabás, Barrabás.
NOTA: Nisto o personagem do soldado 1 vai para o lado do palco pega as correntes e coloca no pulso. O soldado que estava do lado de Jesus vai ao encontro  do ator representando Barrabás e o traz para perto de Pilatos, ele continua:

PILATOS - Então o que farei com Jesus, que é chamado o Cristo?
( Os  4 crucifica ! Crucifica ! Crucifica ! )

PILATOS - Que crime Ele cometeu?
( Os  4 bem alto: Crucifica, crucifica...)

( Pilatos faz um sinal, um dos soldados pega uma bacia, uma moringa com água e uma toalha, joga água nas mãos de Pilatos. Ele lava as mãos pega a tolha as enxuga e diz) –

PILATOS - Eu não sou responsável pela morte deste homem. Isso é com vocês.
( a mesma música de impacto e a música continua) enquanto os 4 personagens retornam para os seus lugares. O soldado solta Barrabás que sai feliz, o ator retorna e faz o personagem soldado.
Pilatos com um gesto  manda chicotear Jesus ( ouve-se sons de chicote 8:38 4 vezes )
Ele(Jesus) cai sentindo dores horríveis e Pilatos sai de cena. (8:43 ouve-se  som de  gargalhadas pelo personagem do mal) 
Os soldados espancam Jesus e chutam rasgam a roupa de Jesus e coloca o manto rasgado, o soldado mostra com satisfação a coroa  e a  coloca em Jesus que levanta  sua cabeça olha para o personagem mal, que  está olhando com um sorriso de triunfo para Jesus. O soldado pega uma cana e dá para Jesus como se fosse um cetro  e debocham de Jesus.
Um dos soldados – ( simulação)Salve, rei dos Judeus, não és um rei? Começa a rir. O outro pega a cana da mão de Jesus e bate em sua cabeça e pergunta: Quem te bateu, me diz? Eles cospem em Jesus, tiram-lhe o manto rasgado, colocaram de novo a sua roupa e o crucifica. Ouve-se o som de batidas de marteladas (9:26 são 6  para a música).
Jesus agoniza. Um dos soldados tira o manto e entre si disputam com quem vai ficar, um deles ganha, um fica feliz  o outro resmunga, fica chateado. Dois personagens saem de seus lugares e cada um fala:
1º - Você que destrói o templo  e em três dias o constrói de novo salve-se! Desça desta cruz, se é o filho de Deus.
2º -Salvou os outros, mas não é capaz de salvar a si mesmo! E é o  rei de Israel! Desça agora da cruz.(9:34 volta a música) Os dois que fizeram os soldados ficam prostrados um de cada lado olhando para o chão, agachados, e os outros dois também viram-se e ficam um de cada lado representando os dois ladrões crucificados juntos com Jesus, na seqüência Jesus olha para a sua direita e o ladrão fala:(9:58 ouve-se a voz do primeiro ladrão  e assim vai) –
1º Ladrão - Não és tu  o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós ! 
O outro ladrão o repreendeu dizendo: Nem ao menos teme a Deus, estando na mesma condenação? E nós , na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos merecem, mas este nenhum mal fez. Jesus, lembra-te  de mim, quando entrares no teu reino.
Jesus responde: Hoje mesmo estarás comigo no paraíso.
Os dois ladrões   se abaixam e Jesus agoniza  e  clama ; Pai nas tuas mão entrego o meu espírito(10:32 a música para e ouve-se um som de trovão e algo com se estivesse rasgando ) e Jesus morre. (A música Diante do Trono 2:20 ela para só Jê faz a coreografia, ele termina e volta a música Aleluia onde parou 10:32)
(NOTA: ) Nisto os atores que estavam sentados no chão e os que estavam de frente da platéia e os dois do lado de Jesus se assustam e ficam juntos os 6 olhando para Jesus) e voltam a sua posição de igual modo os outros dois que estavam de frente de joelhos pra Jesus, também voltam a suas posições e os dois do lado voltam.(10:54) e na hora da música os dois do lado se levantam devagar  os dois de frente,  um tira os cravos dos pés de Jesus e o outro fica quieto, depois os dois juntos tiram os cravos das mãos de Jesus que logo cai no chão.
( O MAL QUE ESTÁ SEMPRE PRESENTE FICA SATISFEITO COM A SITUAÇÃO). Um dos atores tira a coroa, o outro coloca um manto branco em cima de Jesus, simbolizando o seu sepultamento e ao mesmo tempo tem dois atores  em frente de Jesus chorando a sua morte e eles trocam de lugar, com a música no aleluia, Jesus começa a se levantar e os dois atores que estão de frente para a platéia, ficam felizes pela morte de Jesus, ficam festejando, mas quando Jesus começa a se mexer, eles sentem algo estranho e percebem que Jesus está se levantando e eles ficam apavorados e no último aleluia, Jesus tira o manto e totalmente de pé simbolizando que ressuscitou( 12:26) e os dois caem, simbolizando que Jesus venceu a morte, e os quatro atores que estavam perto de Jesus se alegram.
NOTA: nesta hora entra a música , continuação Diante do trono 2:20  A
Vitória da Cruz – Fazendo coreografia) Os atores ficam em suas posições e dois atores darão cambalhotas simbolizando a pedra do sepulcro.
Um dos atores representando a Maria que vai até o sepulcro para ver o corpo de Jesus, chegando lá ela não encontra o corpo, fica desesperada e encontra o jardineiro e pergunta onde está o meu Senhor, Ele então fala seu nome e ela reconhece a voz do seu  Senhor e se alegra, e todos ficam felizes e fazem coreografia da música.
Jesus no centro com as mãos estendidas e terminada a coreografia todos sentam aos pés de Jesus e congelam.
Ouve-se uma narração como se fosse Jesus falando – Ide pôr todo o mundo e pregai a toda criatura, batizando-as em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado e eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.

Fim

 

Blog da autora

 

Grupo da autora no Facebook

Autores: 
Datas: 
Estilos: 
Diversos: