EU E MINHA CASA

Versão para impressão

EU E MINHA CASA Jesus está presente na casa da dona Ana , que é casada com o Sr. Antunes, eles têm uma filha adolescente chamada Amanda.
Na igreja eles são ativos, diria um exemplo de família, a filha canta no coral...
Jesus está presente, acompanhando tudo o que acontece na família, porém a família não o vê.
Hoje a família está abalada, Amanda com sinais de gravidez não desejada, o seu Antunes foi flagrado na internet acessando...
E jesus ali!

PEÇA REGISTRADA!
Há direitos autorais, por este email thaisbelo_12@hotmail.com poderás ter autorização para usá-la  É SÓ ENVIAR UM EMAIL COM O NOME DA PEÇA.

OBS : Caso seja feito vídeo das peças, colocar o nome da autora.


Personagens:
- Sr. Antunes
- Ana
- Amanda
- Jesus
*Músicas: “Sonda-me” - versão Thalles Roberto / “Estante da vida” – Heloísa Rosa / “Aos braços do pai” - PG
CENA 1
A família Silva chega em casa depois de mais um culto de domingo. Estão felizes, pois o culto foi uma benção! Jesus os observa. Está feliz e entra em cena atrás do Sr. Antunes e Ana. Então Sr. Antunes diz:
ANTUNES: - Que culto abençoado! A festa do coral foi linda!
ANA: - Foi sim amor! Tudo uma benção! Imagino como Jesus está feliz pelas vidas que o aceitaram esta noite.
*Nessa hora Jesus olha para eles e sorri. Em seguida Antunes diz:
ANTUNES: - Cadê Amanda? Foi buscar as bíblias no carro e ainda não voltou?
ANA: - Ela estava falando com alguém no celular. Deve ser alguma amiga. Ela deve ter se distraído falando ao celular. Você sabe como são os adolescentes...gostam de internet, celular, essas coisas. Deve estar contando como foi o culto. Mas já deve estar no elevador.
No mesmo instante, entra em cena Amanda, com as bíblias e falando ao celular. Olha para os pais e disfarça.
AMANDA: - Tá, tá certo! Não vou esquecer. Beijo! Tchau!!! Segura aqui mãe (Entrega as bíblias depois sai correndo como se fosse ao banheiro. Está enjoada e começa a vomitar)
Em seguida volta para sala, limpando a boca com as mãos e Olha para Ana e o Sr. Antunes e diz:
AMANDA: - Tô um pouco enjoada! Acho que comi alguma coisa que não me fez bem
ANA: - Quem era filha?
AMANDA: - Uma amiga marcando pra gente ir ao cinema amanhã (diz com ar desconfiado). Mãe, faz um chá pra mim!
Jesus olha para ela e balança a cabeça negativamente, sabendo que é mentira. E fica com a expressão de decepção ao ver que Amanda está enganando os pais.
ANA: - Vou fazer filha, sente aqui.
Jesus fica impressionado com a mentira da jovem. Ele continua observando Amanda, quando seu pai diz:
ANTUNES: - Filha, você só vive enjoando. Amanhã vou levá-la ao médico.
ANA: - Não precisa Antunes. Deixa que eu cuido de nossa filha. Amanda só vive comendo besteira pela rua, deve ser isso. Não se preocupe! Sim, filha você cantou muito bem hoje! Gostou do culto?
AMANDA: - Mais ou menos (expressão triste). Eu queria que o Gustavo tivesse ido me ver cantar.
ANA: - Ô filha! Outro dia ele te vê cantar. Eu e seu pai estamos orgulhosos de você.
AMANDA: - Vou me deitar mãe. Boa noite!
ANA: - Boa noite! Daqui a pouco eu levo o chá pra você.
Ana beija a testa da filha. Amanda vai para o seu quarto (sai de cena) triste e Jesus a segue. Enquanto isso, os pais da jovem conversam na sala.
ANTUNES: - O que houve com ela? Estava tão animada quando chegou à igreja e agora volta desse jeito!
ANA: - Você não ouviu? Ela disse que ficou chateada porque o namoradinho, esse tal de Gustavo, não estava na igreja para vê-la cantar. Depois isso passa você vai ver.
ANTUNES: - Esse rapaz nunca veio aqui em casa. E nem pediu permissão para namorar nossa filha. Você já falou com ela sobre isso? Estou preocupado. Você conhece a família dele não é?
ANA: - Sim, estudei com a mãe de Gustavo. Nunca mais encontrei Bernadete. Mas a família dele é ótima! Só não vejo o Gustavo nos cultos. Realmente ele não veio aqui para pedir pra namorar a Amanda.
ANTUNES: - Fale com a Amanda e peça pra que ela e Gustavo venham aqui falar comigo. Eles terão que namorar aqui em casa, bem perto de mim onde eu possa ver esses dois (fala com autoridade).
CENA 2
Os pais de Amanda saem da sala conversando (saem de cena). Amanda entra em cena novamente. Jesus a observa. Ela percebe que seus pais não estão na sala, pega o celular e liga para Gustavo.
AMANDA: - Não acredito! Só dá ocupado. Vou tentar de novo... (liga novamente para o namorado, que depois de muitas tentativas atende).
AMANDA: - Gustavo? Com quem você tanto falava hein? Já te liguei mil vezes e só dá ocupado! (fala estressada).
Eu, louca? Você tá brincando né? Com quem você tava falando? Faz um tempão que eu tento te ligar Guga! E aí, vai me dizer ou não? (Pausa – como se Gustavo tivesse respondendo). Desconfiada eu? O que eu posso pensar? Você não me liga mais, não foi hoje me ver cantar. E quando ligo só dá ocupado. Não faz isso comigo! Eu quero tanto te ver!!! Depois de tudo que aconteceu com a gente... (Pausa novamente - Como se Gustavo estivesse respondendo). Só liguei pra saber se a gente vai se encontrar amanhã. O que? Não meu amor, naquela hora que eu falei com você, meus pais estavam na sala, eu tive que disfarçar. Sabe como é, se eu dissesse que era você, iam me encher de perguntas. Prefiro nosso namoro do jeito que está. Namorar em casa é coisa antiga. E aí, amanhã que horas? Combinado. Também te amo! (cara de apaixonada) Ah, desliga você primeiro...tá bom, vamos desligar juntos: 1,2,3 (Amanda desliga).
*OBS: Nessa cena da ligação, interpretar com pausas suaves, como a pessoa estivesse respondendo. Jesus observou a conversa de Amanda pelo celular e ficou triste.
Amanda desliga o celular e sonha com o encontro com Gustavo. Ela está ansiosa para encontrar seu amado. Jesus, que observou toda a conversa deles sai de cena decepcionado. Nesta hora, entra a mãe de Amanda e diz:
ANA: - Filha, queria falar com você e o Gustavo.
AMANDA: - Pode falar mãe.
ANA: - Filha, eu acho que esse seu namoro...(Amanda interrompe)
AMANDA: - Já sei o que a senhora vai dizer. Mãe, eu sei que foi o pai que pediu pra você falar comigo. A gente já falou sobre isso outras vezes...eu cansei de dizer que não vou trazer o Gustavo aqui. Falei tudo que vocês tinham que saber sobre o Guga, lembra? Agora me cobrar pra namorar aqui em casa, isso não! Gustavo e eu decidimos namorar desse jeito e ponto final!!! Avisa ao Sr. Antunes que essa história de namorar em casa é coisa do passado. Agora eu vou dormir.
ANA: - Você é que sabe. Espero que um dia não se decepcione com esse garoto. Só acho que deveria ouvir seus pais. Nos preocupamos com você filha! Seu pai está preocupado com esses enjoos constantes. Tem alguma coisa que você queira me contar?
AMANDA: - O que a senhora quer dizer com isso?!
ANA: - Não quis preocupar seu pai, mas você vem enjoando muito nesses últimos dias, então eu pensei que...(irritada, Amanda interrompe a mãe)
AMANDA: - Pensou o que? Que eu tô grávida?!
ANA: - Não foi isso que quis dizer.
AMANDA: - Foi sim mãe. Eu conheço você! E se quer saber, eu dormi com o Gustavo. Eu amo o Gustavo e não me arrependo do que fiz. Mas eu não estou grávida se é isso que quer saber.
(Ana fica impressionada com o que a filha acaba de dizer. Jesus observa o diálogo das duas. Olha para Amanda e fica com ar de decepção. Ana com ar triste, olha para filha e diz:)
ANA: - Só posso orar pra que seu relacionamento com o Gustavo dê certo.
AMANDA: - Desculpe se fui grossa com você mãe.
ANA: - Não é a mim que você tem que pedir desculpas. Você precisa pedir perdão a Deus. Se entregar antes do casamento é muito sério. Só espero que não se decepcione com esse rapaz. Se ele te amasse, casaria com você. Mas as atitudes dele, só me mostram o contrário. Filha pense em sua vida com Deus! Eu amo você estou aqui pra te ajudar. Agora você precisa reconhecer que errou.
AMANDA: - Você tem razão mãe. (abraça Ana arrependida). Vou falar com Gustavo sobre nossa situação. Eu vou terminar com o Gustavo.
(Ana beija a testa da filha e vai para sala. Jesus que viu toda conversa delas, acompanha Ana até a sala. Amanda ajoelha no mesmo instante e começa a orar)
AMANDA: - Perdão Senhor! Me perdoe por não saber esperar. Me ajude a acertar. Não quero mais magoar meus pais nem a mim mesma. Preciso de ti Senhor! Me faz um vaso novo. Quero voltar a te buscar como antes, porque tu és o meu primeiro amor. Te amo Senhor! Amém!!!

CENA 3
(Ana senta. Está impactada pelo que ouviu da filha. Abaixa a cabeça por uns instantes...em seguida levanta os olhos para o cima e começa a orar. )
*Nessa cena Jesus entra e vê Ana orando. Ele fica ao lado dela, coloca a mão em seu ombro, depois retira. Está com a expressão feliz, pois sente que ela o busca de coração.
ANA: - Senhor, não sei o que fazer. Me ajude a reconquistar minha filha! Mostre a ela a tua vontade. Amém!
(Ana fica por uns instantes em silêncio. Jesus a observa. Entra em cena Sr. Antunes, vendo o silêncio de sua mulher, pergunta:)
SR. ANTUNES: - O que houve Ana?
ANA: - Estava orando por Amanda.
SR. ANTUNES: - Vocês conversavam sobre esse tal de Gustavo?
ANA: - Sim.
SR. ANTUNES: - Ela foi agressiva com você? Se foi vou chamá-la agora mesmo e dar uma surra nessa ingrata!
ANA: - Não precisa. Ela já me pediu desculpas.
(Ana abraça o marido e diz:)
ANA: - Eu só queria saber onde eu errei com essa menina.
SR. ANTUNES: - Se você quiser eu recupero o tempo perdido. Agora ela que não me apareça grávida desse rapaz. Tenho um nome a zelar. Se isso acontecesse eu...(Ana o interrompe)
ANA: - Tá repreendido em nome de Jesus! Já orei por ela. Se esse rapaz for o futuro marido dela, Deus vai mostrar. Vou esquentar nosso jantar.
SR. ANTUNES: - Esquenta logo que eu tô morrendo de fome Ana.
ANA: - Enquanto eu esquento, vai ler a bíblia (Beija a testa do marido). Já te chamo!
SR. ANTUNES: - Tá certo (Jesus sorri, pois ele vai ler a palavra).
CENA 4
[Enquanto Ana vai preparar o jantar deles (sai de cena), Sr. Antunes pega a bíblia. Na mesma hora ele vê o computador (está indeciso). Não sabe se lê a bíblia ou liga o computador. Mas acaba decidindo acessar a internet. Deixa a bíblia de lado e vai para o computador. Jesus se entristece pela escolha de Antunes, mas continua observando. Antunes acessa normalmente (como se tivesse lendo algo interessante) na internet. Depois de alguns instantes, olha para os lados para ver se sua mulher ou filha estão vindo. Nenhuma das duas aparece (faz expressão de alívio, pois a “barra está limpa”). Então digita o endereço de uma página imprópria (pornográfica). Jesus que está ao lado dele, passa as mãos em seus olhos (para chamar a atenção dele), mas ele continua concentrado vendo aquelas imagens. Sr. Antunes coloca uma das mãos no queixo e fica sorrindo, admirado com o que vê. Aquilo agrada aos seus olhos. Jesus tenta chamar sua atenção de novo, mas não consegue, pois Antunes está tomado pelo pecado da concupiscência (Ganância por propriedades materiais;
Aspiração por satisfações sexuais; particularmente os prazeres sensuais). Antunes está tão distraído que nem percebe. Antunes está de costas para Ana e nem nota que ela está indo em sua direção. Jesus observa tudo. Ana abraça o marido e diz: ]
ANA: - Amor, a janta está... (Imediatamente ela olha para tela do computador e vê o site acessado pelo marido).
O que é isso?
SR. ANTUNES: - Me deixa explicar!
*Jesus observa todo o diálogo do casal. O ideal é quem interpretar Jesus se movimentar em cena. Olhar para o casal triste por aquela situação, ficar ao lado de Antunes e depois de Ana. Sempre com o rosto bem expressivo.
ANA: - Eu nunca pensei que você pudesse... (com a expressão decepcionada)
SR. ANTUNES: - Me perdoe Ana! (fala desesperado)
ANA: - Amor, como você diz que me ama e faz uma coisa dessas? (começa a chorar)
Sr. Antunes começa a chorar arrependido e se ajoelha aos pés de sua esposa. E diz:
SR. ANTUNES: - Não diga isso amor! Eu te amo! Foi um momento de fraqueza. Você sabe que eu não sou assim. Sempre fui fiel.
ANA: - Eu não conheço mais você Antunes! Realmente eu não sei o que pensar de você. Me deixa sozinha! (Sr. Antunes entra em desespero... e sai de cena)
[Ana está muito confusa e abalada com o que sua filha e marido fizeram. No mesmo instante toca a música “Estante da vida” – Heloísa Rosa. (Obs.: uma opção seria a pessoa que interpretar Ana, cantar a música, ou usar a gravação original na voz de Heloísa).
Após a música “Estante da vida”, Antunes entra em cena e diz:]
SR. ANTUNES: - Meu amor, por favor me perdoe! Não me deixe!!! (Ainda de joelhos abraça as pernas da esposa).
[Ana enxuga as lágrimas. Antunes olha para a ela, depois fica cabisbaixo. Arrependido, abraça as pernas da esposa diz:]
SR. ANTUNES: - O que foi que eu fiz? O que foi que eu fiz Senhor?! (Fala desesperada - choro) Tu me conheces... Sabes que eu amo minha esposa. Me ajude a reconquistar o amor e a confiança dela. Sonda o meu coração Senhor (Falar com emoção e pausadamente).
*Após a parte do arrependimento de Antunes, tocar a música “Sonda-me”- versão Thalles Roberto). (Enquanto a música toca, Jesus observa o arrependimento de Antunes e vai ficar ao seu lado. Antunes está aflito, com a expressão de tristeza e muito cabisbaixo. Mas quando Jesus chega ao lado de Antunes, ele se acalma. )
Obs.: Opcional – Um grupo de dança fazer coreografia para música “Sonda-me” (versão Thalles Roberto).
CENA 5
(Após a música, Antunes e Ana vão sentar para conversar sobre o acontecido. Ele está tenso, pois não sabe o que sua esposa vai dizer. Ela está decepcionada com o marido. Jesus fica ao lado deles, coloca a mão no ombro de Antunes, para ajudá-lo na reconciliação. Se sentam um de frente para o outro e Jesus fica em pé ao lado deles. Antunes segura as mãos da esposa, olha para ela e diz:)
ANTUNES: - Eu sei que errei Ana. E quero pedir que me perdoe! Essa foi a primeira e última vez que isso aconteceu. Você e Amanda são muito importantes pra mim. Não quero te perder. Me perdoa?
Ana segurando as mãos de Antunes diz:
ANA: - Claro que sim. Deus me perdoa todos os dias, por que eu não te perdoaria? (os dois se abraçam). Não vamos deixar que nada abale o nosso casamento, porque Jesus é o elo entre você e eu...o cordão de três dobras (Jesus sorri com a reconciliação do casal). Os dois se abraçam novamente.
Amanda entra em cena ao som da música “Aos braços do pai” – PG , vê os pais abraçados. Pede perdão aos pais e chorando os abraça.
Jesus vê a família restaurada e fica feliz. Antunes, Amanda, Ana são novamente uma família de verdade. (A música de PG deve ser executada até o final).
IMPORTANTE – Ao final da peça, em voz alta, os interpretes de Ana, Amanda e Antunes podem levantar a igreja e pedir que orem pelas famílias. A pessoa que fizer Ana pode orar pelas esposas que estão magoadas com os maridos, que sofrem violência doméstica ou psicológica e pensam em separação, etc. A que interpretar Amanda, orar pelos filhos pra que sejam obedientes aos pais e fieis ao Senhor. Que saibam esperar até o casamento. E quem fizer Antunes, orar pelos maridos que são os líderes de suas casas. Pra que sejam sábios, fieis a Deus e a suas esposas. Repreendendo toda concupiscência da carne e tudo que vem destruindo a família (Prostituição, adultério, bebedices)...
* FIM*

BLOG DA AUTORA Thais Belo Mamede

Estilos: 
Temas: 
Idades: 
Diversos: