EU SOU IMPORTANTE PARA DEUS?

Versão para impressão
Fernando cansou de seguir a Deus, cansou de ser um líder na igreja... Se sente um sofredor, não vê frutos do seu trabalho, decidiu largar tudo. Numa visão, um anjo começa a mostrar a vida de várias pessoas que conheceram a Cristo por seu intermédio. Estas pessoas vão se perdendo... Assustado, apavorado mesmo, Fernando renova seus votos de servir a Deus, evangelizar e orar para que mais vidas não se percam.

Fernando cansou de seguir a Deus, cansou de ser um líder na igreja... Se sente um sofredor, não vê frutos do seu trabalho, decidiu largar tudo.
Numa visão, um anjo começa a mostrar a vida de várias pessoas que conheceram a Cristo por seu intermédio. Estas pessoas vão se perdendo... Assustado, apavorado mesmo, Fernando renova seus votos de servir a Deus, evangelizar e orar para que mais vidas não se percam.

Personagens:
Fernando, Anjo, Alberto, Ângela, Chefe do Tráfico, capangas e várias pessoas.
(Fernando entra angustiado olhando ao chão)
FERNANDO:  Senhor! Eu não aguento viver isso... São lutas e mais lutas sem fim! Eu sou líder e todos os dias estou orando por várias pessoas, até pessoas que nem conheço. (ajoelha e começa a chorar) Senhor, acho que vou desistir... Acho que tudo que estou fazendo não está valendo a pena. Pois cada dia sofro mais e mais. E parece que meu sofrimento é em vão.
(Enquanto ele chora ajoelhado, um Anjo aparece e chega próximo dele vendo sua situação)
ANJO:  Então você quer desistir de tudo? Desistir da Obra de Deus?
FERNANDO:  (levanta rapidamente assustado) Quem és tu? Como entrou aqui?
ANJO:  Acalme-se Servo do Senhor. Eu sou um anjo, eu ouvi o seu choro e vim aqui para te ajudar.
FERNANDO:  Me ajudar? Mas como irá fazer isso? Não quero mais seguir essa vida de cristão... parece que nada que faço vale algo. Apenas sofro e sofro.
ANJO:  Eu farei abrir os seus olhos para te mostrar o tanto que é importante para Deus!
FERNANDO:  Não sei se isso é possível... Mas então anjo, o que irás fazer?
ANJO:  Eu mostrarei como seriam as pessoas ao seu redor sem você! E realizarei seu desejo. Então está preparado para essa viagem?
FERNANDO:  (fica pensativo em silencio) Sim.. Estou pronto! Apesar que tenho a certeza que não será grandes coisas e não farei tanta diferença na vidas delas.
(O lugar fica na escuridão e Alberto entra em cena onde as luzes se acendem)
ANJO:  Servo do Senhor... Reconhece esse jovem passando perto de nós?
FERNANDO:  Sim conheço, é meu grande amigo Alberto. Ele é vice líder da minha célula é uma grande benção.
ANJO:  Quem disse que ele é vice líder? Ele é apenas um drogado satisfazendo os seus desejos como vários que tem por aí.
FERNANDO:  (olha assustado ao anjo) Drogado? Anjo acho está enganado... Eu evangelizei ele. Ele tinha esse vício e lutamos durante muito tempo até ele se libertar, agora está comigo liderando a célula.
ANJO:  Servo de Deus... Você não existe mais, estou te mostrando como são as pessoas sem você. Ele não foi evangelizado porque muitas pessoas ficaram com medo dele, e ele se afundou mais e mais no vício....
FERNANDO:  Mas o que aconteceu com ele? Não consigo acreditar ver meu amigo nessa situação.
ANJO:  Você verá.
(Fernando e o Anjo ficam em segundo plano vendo Alberto fumando seu cigarro escondido até a entrada do chefe do tráfico com seus dois capangas)
CHEFE:  Alberto! Que treta é essa mano? (chega aproximando rapidamente) Está na hora de pôr as contas em dia! Você está consumindo minhas maconha e cocaína e cadê o dinheiro?
ALBERTO:  (meio confuso escondendo o cigarro) Mano, já vou te pagar. Só vou procurar um jeito de roubar ali e já te passo o dinheiro e com juros.
CHEFE:  Você está a meses com esse papo! Está na hora de resolver da minha maneira! (levanta as mãos dando sinal) Ei caras, acabem com esse devedor e não tenham uma menor pena!
ALBERTO:  Não!! Me dá uma chance ai cara!
(Eles ineditamente seguem rumo do Alberto e começa o espancamento. Fernando fica desesperado vendo a cena tentando fazer algo mas o Anjo o segurava pelos braços e até ver ele sendo morto por vários tiros)
ANJO:  Você não existe Servo do Senhor! És apenas uma fantasma, ele não pode te ouvir e nem te ver. Não adianta tentar fazer algo.
(Ele consegue se soltar do Anjo corre em direção do amigo. Porém tudo fica no escuro durante alguns minutos e seu amigo desaparece do lugar. Ele vê Ângela entrando em cena, chorando e com seu celular em mãos)
FERNANDO:  Anjo... Acho que lembro dessa menina, mas não tenho recordações de onde...
ANJO:  Essa moça se chama Ângela. Ela está agora conectada no Facebook e chorando com planos de tirar sua própria vida!
FERNANDO:  Lembrei dela! Mas só que ela postou no Facebook que conseguiu superar os seus problemas, depois que leu uma postagem falando que Jesus poderia mudar a história dela e até depois converteu virou uma adoradora de excelência.
ANJO:  Sim verdade, Servo do Senhor. Porém essa postagem que disse era sua. Você era único Cristão na rede social dela e maioria das pessoas postava coisas ruins ou as xingavam. Mas veja o que aconteceu.
(Ela anda por todos os lado chorando)
ÂNGELA:  Pra mim chega! Parece que o mundo virou contra mim! Minhas amigas são todas falsas e todos os dias sinto uma angustia aqui no meu coração. Tento preencher nessas noites e baladas e nada, mas essa angustia está me matando. A realidade é: ninguém me ama, todas as pessoas são iguais, não existe alguém nem noutro mundo que poderia me amar, porque continuar sofrer? Vou me matar talvez assim tenha sossego dessa vida e tenha paz.
(Tudo se escurece rapidamente e em meio ao escuro fala Fernando sem muito entender)
FERNANDO:  Mas anjo... Por que você tirou essa cena? Queria ver o que aconteceu com ela. Ela conheceu Jesus?
ANJO:  Essa cena você não precisa ver... Pois aconteceu na casa dela, dentro do quarto. Ela pegou uma corda e usou para se enforcar. Como ela não viu uma simples mensagem que postou como “Jesus te ama" então fez isso, pois não sabia que Deus amava tanto ela. As pessoas de hoje em dia acham que uma simples mensagem assim não pode fazer uma diferença mas ela faz. Mas o Diabo é tão sujo que coloca na cabeça das pessoas que a morte sem Jesus será paz e sossego e a solução de todos os problemas que passam.
(As luzes voltam e Fernando vê várias pessoas, entre crianças, jovens, adultos e até idosos andando confusos sem direção)
FERNANDO:  Anjo quem são essas pessoas? Eu não tenho lembrança de nenhuma delas e nunca vi essas pessoas.
ANJO:  Servo de Deus... Essas são todas as pessoas que você orava todas as noites pedindo proteção e para conhecer os caminhos de Deus. Mas como você nunca existiu elas se perderam, algumas morreram de doenças graves, e outras ainda vivem porém perdidas e talvez até podem ser evangelizadas por outras pessoas. Servo de Deus, percebe que desejando não existir você muda a história de várias pessoas?
(As luzes se apagam e Fernando permanece em silencio durante alguns segundos refletindo no que fez)
FERNANDO:  Anjo... Foi uma loucura eu ter esse desejo. Eu não sabia que se eu não tivesse pregado a elas poderia acontecer isso, e até a morte do meu amigo. Meus olhos se abriram para uma realidade que não via, eu não sabia que era tão importante para obra de Deus...
(Apenas um silêncio no lugar e o anjo sai do lugar aos poucos.)
FERNANDO:  Anjo? (desespero) Aonde estais? Cadê você? Não posso viver nesse escuro... Anjo! Deus perdoa o teu servo que não compreendia estava cego, mas não o desampare nesse momento! Deus me ouça!!
(Ele permanece de joelhos no escuro e fecha os olhos e as luzes se acendem. Alberto vendo o seu desespero, entra rápido e preocupado)
ALBERTO:  Fernando? Calma aí mano, o que foi que houve? Aconteceu alguma coisa? Parece viu algo assustador.
FERNANDO:  Alberto! Gloria a Deus! Que Deus seja glorificado a todo sempre! (levanta e o abraça) Você está vivo, não foi morto pelo aqueles caras!
ALBERTO:  (confuso enquanto recebe o abraço) Morto? Do que está falando?
FERNANDO:  Um anjo apareceu a mim. E me mostrou como seria a vida das pessoas se eu não existisse. Ele mostrou você ainda viciado nas drogas e sendo morto. E muitos pessoas que se perderam do Evangelho!
ALBERTO:  Tem certeza foi um anjo mesmo? Eu te vi aqui caído no chão, chorando, acho estava sonhando. Mas eu até hoje agradeço por não ter desistido de mim e ter me trazido para Jesus
FERNANDO:  As lutas foram difíceis mas você está com Deus e comigo, seguindo a obra, agora estou confuso: será que foi um sonho ou real?
ALBERTO:  Só sei de uma coisa: vamos acelerar porque temos célula hoje e consegui 5 pessoas e preciso buscá-las.
FERNANDO:  Glória Deus! Então vamos... Tenho que buscar várias pessoas também... (olhando para igreja) E você aí que está nos vendo: Se liga aí, você é alguém muito especial e muito importante para obra de Deus. Então não desista! Continue a orar e orar sem cessar. Talvez você não veja os efeitos imediatos, mas Deus está vendo todos! E vai te honrar tremendamente. Segue em frente e não penses que não é útil pois é muito importante para Deus.
(E os dois saem rapidamente)


Para dúvidas a respeito da peça, a trilha sonora ou apenas manter Contato com o autor

 

O autor no facebook Italo Carlos

 

Estilos: 
Diversos: