NO CAMINHO DE DAMASCO

Versão para impressão
Orgulhoso por ser ateu, resolve lutar contra Deus... Cidadão ateu, engajado na causa(combater a crença em Deus), começa ironizando a fé, colocando Deus como criação e o homem como criador. Alguns textos bíblicos são usados, apenas o áudio. Um “companheiro”, numa ilha deserta percebe providência divina e nova chance de vida. O ateu(em cena) começa a ficar nervoso, atucanado, quando começa ouvir a voz de Jesus, tenta enfrentá-lo. Mas é vencido pelo Amor de Jesus. Como Paulo, no Caminho de Damasco mudou sua vi

Orgulhoso por ser ateu, resolve lutar contra Deus...
Cidadão ateu, engajado na causa(combater a crença em Deus), começa ironizando a fé, colocando Deus como criação e o homem como criador.
Alguns textos bíblicos são usados, apenas o áudio.
Um “companheiro”, numa ilha deserta percebe providência divina e nova chance de vida.
O ateu(em cena) começa a ficar nervoso, atucanado, quando começa ouvir a voz de Jesus, tenta enfrentá-lo. Mas é vencido pelo Amor de Jesus.
Como Paulo, no Caminho de Damasco mudou sua vida, nesta peça o “Ateu” o faz
MONÓLOGO, muitos pedem monólogos, aqui está um monólogo, personagem ateu.


ENTRA EM CENA FAZENDO UM DISCURSO “MARXISTA”:
ATEU: O mundo é dividido em dois grandes blocos distintos: de um lado os exploradores e opressores, e do outro os explorados e oprimidos. E eu, claro, como a grande maioria, faço parte dos explorados, dos oprimidos.
Essa divisão faz parecer uma divisão que chamamos “luta de classes”.
(VIRA-SE PARA O LADO, COMO SE ESTIVESSE DIRIGINDO A PALAVRA AOS “EXPLORADORES”)
ATEU: Só que é uma luta desigual, pois além de vocês deterem toda a riqueza, todo o poder, ainda manipulam a consciência da massa, criando fantasia para diminuir a revolta desse exército de miseráveis.
Mas eu sou diferente. Sou um homem que lê, que pensa, que questiona e não vou ficar parado e deixar que meu povo vire massa de manobra. Não é possível que essa gente não perceba que essa estória de criação e criador está às avessas, ou seja: o homem é o criador, pois criou essa farsa que se chama DEUS, e Deus é a criação, pois foi criado para desviar a atenção dos miseráveis que lutam por um mundo igualitário.
Na semana passada, lá no meu quartel, um crente me contou que existe uma passagem na bíblia onde diz que um grande peixe engoliu um homem, ficou com ele três dias na barriga e depois o cuspiu na praia. Isso é um absurdo. Primeiro, porque não existe nenhuma espécie de peixe tão grande capaz de engolir um homem, e é a ciência que diz isso; não sou eu. E o segundo absurdo, aliás, o cúmulo dos absurdos, é que o cara falou que se está escrito na bíblia ele acredita. E se estivesse escrito que o homem engoliu o grande peixe ele também acreditaria”.
É por isso que eu tomei como minha bandeira de luta, tentar acabar com essa ilusão.
Comigo é: “Pé em Deus e fé na tábua”. E falo alto e em bom tom: “EU SOU ATEU” (graças a Deus). 
(COMEÇA A CANTAROLAR [Música Partido Alto, de Chico Buarque])
Deus é um cara gozador,
Adora brincadeira
Pois prá me jogar no mundo,
Tinha o mundo inteiro
Mas achou muito engraçado
Me botar cabreiro
Na barriga da miséria
Nasci brasileiro
Eu sou do Rio de Janeiro

(LEITURA DO SALMO 14 EM OFF [COM AS LUZES APAGADAS E O PERSONAGEM IMÓVEL])
(Em off)
Diz o tolo em seu coração: "Deus não existe". Corromperam-se e cometeram atos detestáveis; não há ninguém que faça o bem.
O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus.
Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer.
Será que nenhum dos malfeitores aprende? Eles devoram o meu povo como quem come pão, e não clamam pelo Senhor!
Olhem! Estão tomados de pavor! Pois Deus está presente no meio dos justos.
Vocês, malfeitores, frustram os planos dos pobres, mas o refúgio deles é o Senhor.
(AO ACABAR A LEITURA DO SALMO, AS LUZES SE ACENDEM E VOLTA A CENA)
ATEU: E o pior, é que vira e mexe os caras vêm falar de Jesus, de Deus ou do Espírito Santo, sei lá, é uma confusão danada. Depois falam de alguma passagem da bíblia, de algo que eles viram ou de algum testemunho. Coisa de maluco!
(LEITURA DE ATOS 4.18-20 EM OFF, COMO NA PAUSA ANTERIOR.)
(Em off)
Então, chamando-os novamente, ordenaram-lhes que não falassem nem ensinassem em nome de Jesus.
Mas Pedro e João responderam: "Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus.
Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos".

ATEU:  Já houve vezes que o patrão demitiu funcionários porque eles se reuniam nos intervalos de folga para ficarem orando ou tentarem converter outros funcionários.
Bem feito! Assim eles desencantam e param com essa tolice. 
(LEITURA DE ATOS 5.38-42, COMO NOS INTERVALOS ANTERIORES)
(Em off)
Portanto, neste caso eu os aconselho: deixem esses homens em paz e soltem-nos. Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará;
se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus".
Eles foram convencidos pelo discurso de Gamaliel. Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los. Depois, ordenaram-lhes que não falassem em nome de Jesus e os deixaram sair em liberdade.
Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome.
Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.
(AO VOLTAR A CENA O PERSONAGEM RECEBE UMA CARTA)
  “Companheiro, você sabe que estou de férias. Por isso, resolvi visitar minha família no nordeste do país.
No meio da viagem foi necessário fazer um percurso de barca. O comandante avisou que seriam três horas de viagem. E eu não havia levado nenhum dos nossos livros mais importantes, como o “Manifesto Comunista”, “O Capital”, A Revolução Traída”, “A Ilha”, entre outros.
Aí, eu perguntei para o passageiro ao lado se ele tinha algum livro para me emprestar, só para passar o tempo. E ele tinha. Só que para meu azar o cara era crente e o único livro que ele tinha era a bíblia. Mas, para passar o tempo, fui lendo alguns trechos.
De repente, a barca apresentou problemas e começou a afundar. As pessoas começaram a gritar e utilizar os botes e coletes salva-vidas. Como não sobrou nenhum bote e nenhum colete, eu fui obrigado a pular na água e tentar a sorte a nado. Avistei uma ilha e me dirigi a ela.
Quando cheguei na tal ilha, reparei que estava só. Os outros tomaram outra direção. Consegui salvar alguns pertences.
Passou-se um dia inteiro e nem sinal de um navio, barco, lancha ou algo parecido. Percebi, então, que essa rota não era comumente utilizada. Comecei a ficar apavorado.
Resolvi apelar para a bíblia e lembrei de um trecho que havia lido na barca. Era o salmo 86, que dizia o seguinte: “Inclina-me, senhor, os ouvidos e responde-me, pois estou aflito e necessitado”.
Soa até estranho um materialista falar assim, né?
Pois bem. Montei uma barraquinha com folhas secas e madeiras achadas na ilha, e não parava de falar: “Inclina-me, senhor, os ouvidos e responde-me, pois estou aflito e necessitado”.
A fome apertou e saí pela ilha para caçar alguma coisa para comer. E não parava de citar a passagem da bíblia.
Quando cheguei na barraca, inexplicavelmente, ela estava pegando fogo. Aí o desespero chegou ao auge e comecei a gritar: “Eu sabia que não poderia esperar nada desse Deus. O pessoal do partido é que está certo. Agora até os meus poucos pertences perdi. Aí, Deus! Nota zero pra você! E bem feito que queimou a bíblia também!”
Comecei a chorar e adormeci. Acordei com um barulho de buzina. Era um navio.
Perguntei ao comandante como ele encontrou esta ilha, se essa rota não era utilizada. E ele respondeu:
Eu vim seguindo o sinal de fumaça que você mandou!
E aí, companheiro? Como se explica isso? Marx explica? Lenin explica? Guevara explica?
Não tenho como fugir as evidências e hoje me assumo como EX-marxista, EX-Leninista e EX-Comunista, porém EScolhido e ESpecial aos olhos de Deus.
E queria que este testemunho te levasse a refletir.
Te amo e Jesus também!”
( AO ACABAR DE LER A CARTA, COMEÇA A QUESTIONAR)
ATEU:  O que é isso?! Um discípulo meu regredindo tanto assim!
O meu povo está sendo destruído por falta de conhecimento. E eu vivo do que vejo e não creio em nada além disso!
Preciso fazer novos cursos no partido para me reciclar, pois não é possível perder um companheiro de luta revolucionária para o cristianismo! 
COMEÇA A FALAR COM IRA.
ATEU:  Jesus! Jesus! É você que atrapalha a construção de um mundo melhor. Que vida eterna é essa? Vida noves fora nada! Porque o que sucede aos filhos dos homens, sucede aos animais, assim como morre um, morre o outro também. E no final, todos vão para o mesmo lugar.
O tempo não para e não podemos perder tempo com coisas que não edificam e não avançam em direção à construção do partido que vai dirigir a revolução proletária.
Eu tirei muita gente dessa vida de ilusão, que é a igreja, e mostrei a verdade que liberta. Matei a fé que eles tinham.
Ide e pregai o ateísmo!!! 
(APAGAM-SE AS LUZES, PORÉM UM FOCO DE LUZ SE DIRECIONA PARA O PERSONAGEM E UMA VOZ EM OFF DIZ)
JESUS:   (Em off) Meu filho, por que me persegues?
Meu filho, por que me persegues?
Meu filhinho, por que me persegues?
Entrai pela porta estreita (larga é a porta e espaçoso o caminho que leva para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. 
(COMEÇA UMA DISCUSSÃO COM DEUS)
ATEU:  Ah! É briga que você quer? Então vamos confrontar as suas verdades com as minhas verdades.
O que você me diz dessas pessoas que detém o poder e as riquezas no país? Sai dessa!
JESUS:  (Em off)Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde os ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde a traça e nem a ferrugem corroem, e onde os ladrões não escavam e nem roubam.
ATEU:  Um a zero pra você, pois bem, e a angústia, o sofrimento e a tristeza que corroem a gente por dentro?
JESUS:  (Em off)Vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossa alma. Porque meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
ATEU:  E esse tal de reino dos céus? O que significa? 
JESUS:   (Em off)O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual, certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.
O reino dos céus é, também, semelhante a um homem que negocia e procura boas pérolas e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra.
O reino dos céus é semelhante, ainda, a uma rede que, lançada no mar, recolhe peixes de toda espécie. E, quando já está cheia, os pescadores arrastam-na para a praia e, assentados, escolhem os bons para os cestos e os ruins deixam fora.
ATEU:  Você não acha que a coisa mais justa e importante que eu poderia fazer na vida é lutar contra a exploração e a opressão? Isso não resolveria um problema mundial?  
JESUS:    (Em off) Quem beber dessa água, tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der, será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como a dá o mundo. Não se tumbe o vosso coração, nem se aterrorize
ATEU:  Basta, isso é uma coisa de louco, é uma incoerência! Não tem sentido você fazer declaração de amor dessas para mim, se eu te vejo como inimigo! Seria como o rato perdoar o gato, que só faz lhe perseguir! Seria como alguém se entregar à morte para salvar a quem ama. Ou então, como alguém que é sempre insultado e humilhado e sem o mínimo ressentimento oferece perdão!
Não tem sentido você ficar se preocupando comigo, ficar me perturbando com essas palavras, se nem ao menos seu seguidor eu sou! Não tem sentido perder tempo comigo! Não tem! Não tem!
Eu fiquei acostumado a acreditar somente nas coisas que tinham explicação, e isso que você faz não tem lógica.
Que amor tão grande é esse?
Por que insiste tanto em mim? Por que não me destruiu, se o que eu mais fiz nessa vida foi blasfemar contra você?
Não tem nada em mim que me faça ser merecedor do teu perdão. E mesmo assim, você chega com esse jeito de paizão, como uma fonte de perdão, um poço de alegria e um manancial de paz. E de uma maneira tão tranqüila e segura que me deixa sem ação. 
O PERSONAGEM FICA OLHANDO PARA O ALTO E AS LÁGRIMAS COMEÇAM A DESCER
(Fundo musical –Tem coisas que a gente não esquece, de Cristina Mel)
ATEU: Então... esse tempo todo você estava comigo?
Os perigos dos quais me livrei não foram coisas do acaso ou nem mesmo, sorte?
As pessoas que vieram falar de você para mim, também não foram obras do acaso?
Esse tempo todo você cuidando de mim, me protegendo, e eu, idiota que sou, te jogando pedras!
Estou me sentindo tão pequeno! Tão ingrato! Tão constrangido. Porém, estou sendo levado a falar coisas que vão contra a minha natureza: “ME PERDOA!”
Louco não é aquele que perde toda a razão, e sim, aquele que perde todos os sentimentos e sobra apenas a razão. E a razão é você! Que na ótica do mundo é um louco.
Quero conhecer mais e mais de você e, sem constrangimento, te chamar de mestre. Mas quero continuar a ser um homem que lê, que pensa, que questiona, porém, com uma nova palavra de ordem que é: “JESUS TE AMA!!”
E falar para o mundo inteiro que Jesus é o verdadeiro General, e que ele está vivo. E que ele quer que construamos um exército forte e coeso para avançarmos na construção de uma sociedade perfeita chamada Reino dos Céus.
Jesus, eu sei que o mundo é feito de pecadores e eu sou o pior deles, pois persegui e matei a fé de muita gente. Tentando consertar o mundo, abri brechas para que alguém me distanciasse da sua palavra, da sua proposta de uma nova vida. E não percebi o quanto você é terno. Isso, JESUS É TERNO!
No meu país, a palavra ateu significa negação total de Deus, pois o prefixo “a” é um prefixo de negação. E eu quero tirar essa negação da minha vida. E no lugar de ateu eu serei somente TEU, tão somente teu!!!
FECHA CANTANDO: “AGORA E SEMPRE” (Sérgio Lopes)

Agora e sempre
Sérgio Lopes

Tanto procurei
Nunca encontrei respostas que expliquem esse amor
Fui me acostumar a não acreditar
Em coisas que eu não saiba explicar
Eu ouvi falar de Ti
Mas eu quis Te ouvir falar
Duvidei que um dia fosse Te encontrar
Nesse instante ouço tua voz
Sinto o teu tocar em minhas mãos
Protegendo meu viver
Posso Te reconhecer
Na paz que sinto em meu coração
Jesus
Minha vida está entregue
Agora e sempre em tuas mãos
Nada vai tirar de mim a segurança de sentir
Que os teus anjos guardam os meus passos
Se milhares caem ao meu lado
Minha vida está segura em tuas mãos

Diversos: