O BÊBADO

Versão para impressão

O BÊBADO Comédia dramática que demonstra a falta de sensibilidade de duas crentes.
São 3 personagens, um Bêbado e duas Crentes.
O bêbado prestes a se matar, as crentes estão mais preocupadas acusar - uma a outra. Vestes e comportamentos são alvos das línguas afiadas.
Mesmo com o suicídio do bêbado, elas continuam se achando
São 3 personagens, um Bêbado e duas Crentes

(Entram três atores simulando estar em um edifício residencial. Os dois cristãos, um de cada lado do bêbado, estão em seus apartamentos tendo suas bíblias. O bêbado chega bem próximo "a janela e começa a falar)
BÊBADO: Ei!, eu vou pular, vou me jogar daqui. É, eu quero acabar com tudo. Ninguém liga para o que eu faço ou o que eu falo mesmo.... Tô sem emprego, sem mulher; ela me largou. Sem amigo... só tenho minha garrafinha querida, e tá ficando vazia, né minha querida? Até você está me abandonando..(olhando para a garrafa). Eu tenho mesmo é que morrer, eu vou pular!......
(os crentes começam a notá-lo)
CRENTE 1: Senhor João, o que é isso? Não faça uma loucura dessas, eu estou sentindo que o senhor está precisando de ajuda, tive um "revelamento", eu senti de Deus que eu devo ajudá-lo!!.
(crente 2 interrompe)
CRENTE 2: É lógico que irá mudar, até lá, ele estará morto!
BÊBADO: Eu quero dizer que vou pular... Eu...
(crente 1 interrompe)
CRENTE 1: Senhor João, espera um só instante. Olha aqui vizinha, não fale do que a Senhora não entende. Antes de falar o que não sabe, comece a analisar a sua vida (olhando para a roupa e cabelo...)
CRENTE 2: Me julgando, vizinha (tom de deboche). Não deveria ser assim...; somos " irmanzitcha " ou não somos?
 
CRENTE 1: Irmãs?!.. Pra eu chamá-la de irmã, vizinha, a Senhora terá que mudar muito! (olhando para a roupa). Ou você está pensando que eu não vi você com aquele dia com uma saia 5cm acima do joelho e com batom vermelho berrante ??!..
CRENTE 2: Como viu, se você usa um óculos fundo de garrafa?, É melhor, já que a irmanzitcha me olha tanto, olhe para sua vida primeiro. Pois já que como você pode ver, eu sou o que sou, não uso subterfúgios..
CRENTE 1: Olha aqui, vê como fala comigo, eu sou uma santa (tom de soberba), um anjo do Senhor. Saiba que pelas minhas mãos já passaram muitas vidas; eu já realizei muitas obras, fiz muitos milagres. (Como está escrito em "Ébrios" ) Tudo posso porque eu me fortaleço!!..
CRENTE 2: (tom de deboche) - Em primeiro lugar; O que sei, é que sua língua é uma passadeira para o inferno, que conduz várias pessoas..
Em segundo lugar; Não está em Hebreus e sim em Efésios, e em terceiro lugar é; Tudo posso naquele que me fortalece!!
CRENTE 1: Jesus!!.., eu nunca fui tão humilhada, tende piedade deste ser Senhor... Não me provoca, que eu saio da minha santidade e meto-lhe a mão na cara..!
BÊBADO: Hum? Tá falando comigo, eu quero é morrer, eu quero acabar com tudo, eu vou pular. Eu quero ir pro fundo do poço, eu quero acabar com tudo!
CRENTE 2: Cala a boca Sr. João. Será que o Sr. Não percebe que eu estou resolvendo um problema?! Eu já falo com o Sr.... - Olha aqui vizinha; Vê se se converte, ao invés de se intrometer e ficar criando "revelamentos" projetados e vê se não pronuncia o nome de Jesus em vão, porquê pode ser que hoje seja o dia dele cobrar sua postura de serva..
CRENTE 1: Vê lá como fala comigo. Você deve estar cheia de opressores ("opressa") , e é por isso que está me afrontando (desse jeito), mas não tem problema não, eu vou aí e imponho a minha mão sobre você e num instantinho você ficará liberta ( e vão sair de cinco em cinco pra não causar tumulto!), e ainda te dou uma surra de bíblia.
CRENTE 2: Experimenta por a mão sobre mim.., acho que quem vai cair não será bem eu não..
BÊBADO: Vai ser eu, é, eu vou pular, eu vou morrer, aaah eu quero morrer...
Crente1 e 2 - Sr. João, por favor, espera, dá um tempo.
BÊBADO: Eu vou pular, eu vou pular, eu vou morrer, e é agora! - (Pula dizendo: Jesus, Jesus, Jesus..)
( As crentes se olham meio assustadas e sem saber o que fazer. Em meio ao silêncio, a crente 1 quebra o silêncio) 
CRENTE 1: Eu acho que ele não iria se salvar mesmo..., ele não atentou para as minhas palavras, ele não era um predestinado...
CRENTE 2: Eu tenho a minha consciência tranquila, eu falei pra ele da verdade, ele não atentou para as minhas palavras.
CRENTE 1: É isso mesmo, irmã., eu estou em paz..
CRENTE 2: Ih, eu já vou indo! Não posso perder o abençoado culto gospel. Só de internautas, e eu ainda tenho que tirar minha CB da garagem!
CRENTE 1: Vá em paz. E olha, quando você voltar, passe aqui para comer uns bolinhos de arroz...
CRENTE 2: (já saindo) Tá bom....
(o bêbado tem a função fundamental de irritar as crentes, pegando as deixas do diálogo das duas e fazendo várias piadas "na inocência de um bêbado")

FONTE WEB

Diversos: