O SACRIFÍCIO DE ABRAÃO

Versão para impressão

O SACRIFÍCIO DE ABRAÃO - Teatro Cristão Abraão recebe o chamado de Deus – SAI... e VAI...
Abraão recebe uma promessa: Uma grande descendência
Deus pede o filho de abraão em sacrifício...
A história do “pai da fé”
Baseada em Gênesis Capítulo 12 em diante

NARRADOR:  Viemos mostrar através dessa apresentação teatral, o poder sobrenatural da fé de Abraão.
Abraão foi e será para sempre o maior exemplo de fé que já existiu.
Escolhido por Deus para mostrar a todo o mundo o efeito da fé sobrenatural.
A fidelidade de Abraão chamou a atenção de Deus, pois se ele podia ser fiel à sua mulher Sara, mesmo sendo ela estéril, também seria fiel a Ele, como seu servo! Depois de ter eleito Abraão em Seu coração, Deus o chamou e disse claramente:
 
VOZ DE DEUS:    Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei.
 
NARRADOR:  E assim fez Abraão, sem duvidar sem ao menos questionar a vontade de Deus.
As promessas que o Senhor fez a Abraão eram sobremodo grandes, muito além do que ele podia imaginar.
Abraão sempre se manteve fiel ao senhor, obtendo assim tudo o que desejava, sendo assim a própria bênção de Deus. O conforto divino foi extraordinário para Abraão, mais mesmo assim ele se sentia aflito por não ter um filho, um herdeiro. E pela primeira vez, Abraão desabafou com Deus:
 
ABRAÃO:      Senhor Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer?
 
NARRADOR:  E teve logo a resposta do Senhor:
 
VOZ DE DEUS:    Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro.
Olha para os céus e conta as estrelas se é que o podes. Será assim a tua posteridade. Eu sou o Senhor.
 
NARRADOR:  Mesmo Abraão juntamente com Sara possuírem uma idade avançada, e Sara sendo estéril, Abraão creu na promessa do Senhor. Deus por Sua vez cumpriu Sua promessa , Sara concebeu um filho a Abraão, e este deu-lhe o nome de Isaque. Pronto! Abraão obteve a bênção que mais desejava ter: um filho, um herdeiro, o qual amaria muito. Chega o momento mais difícil da vida de Abraão. Deus prova novamente a sua fé e lhe pede Isaque em holocausto.
 
VOZ DE DEUS:    Abraão!
 
ABRAÃO:      Eis me aqui Senhor!  (Abraão se ajoelha diante da Voz de Deus)
 
VOZ DE DEUS:    Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai até a terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes,que Eu te mostrarei.
 
ABRAÃO:      Sim, meu Senhor que seja feita a Tua vontade.
 
NARRADOR:  Deus não pediu a Abraão seu filho Isaque, mas ordenou. Como verdadeiro servo, Abraão obedeceu mais uma vez, sem questionar. Sacrificar seu próprio filho, seu amado filho foi com certeza a prova mais difícil para Abraão. Tomado pela fé sobrenatural, levantou-se pois Abraão de madrugada, preparou seu jumento, tomou consigo dois de seus servos e a Isaque, seu filho, rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus havia indicado.
 
(Música)
 
NARRADOR:  Abraão andou três dias pelo deserto e ao terceiro dia erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe. Então, disse a seus servos:
 
ABRAÃO:      Esperai aqui, eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós. (Abraão pega a lenha e entrega a Isaque, levando ele o fogo e o cutelo, caminham ambos para o monte)
 
ISAQUE:       Meu Pai!
 
ABRAÃO:      Eis me aqui meu filho!
 
ISAQUE:       Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
 
ABRAÃO:      Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto.  (e seguiram para o monte)
 
ABRAÃO:      Dai-me tuas mãos meu filho.      (Abraão amarra as mãos de Isaque)  Dai-me agora teus pés.  (amarra também os pés e o coloca sobre o altar, põe suas mãos nos olhos de Isaque e levanta o cutelo)
 
ANJO:    Abraão! Abraão!
 
(Abraão para o cutelo e responde)
 
ABRAÃO:      Eis me aqui Senhor.
 
ANJO:    Não estenda a mão sobre o menino e nada lhe faças.
 
(Abraão se ajoelha diante do Anjo)
 
ANJO:    Jurei por mim mesmo, diz o Senhor, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, que deveras te abençoarei e certamente te multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.
 
 
NARRADOR:  Disse Deus: Os que são da fé são filhos de Abraão, sê pois filho de Abraão, praticai as obras de Abraão. Por isso, ouça a Voz de Deus quando lhe pedir o seu “Isaque”.
 
(Música...)
 
FIM
 

Peça recuperada, estava no site em 2005

 

Autores: 
Estilos: 
Diversos: