Primeiros Passos

Versão para impressão

Maiores detalhes e-mail para criacaocoletivatc@gmail.com (somente por este  e-mail é possível a participação no projeto);

Os participantes do projeto poderão (deverão) contribuir com idéias, propostas... Sobre TODAS AS COISAS do projeto há possibilidade de intervenção de cada um.

1) Dentro da idéia de escrever a peça em duas versões, espero sugestões sobre uma nova ambientação.
Uma versão seria no ambiente histórico/bíblico, e a outra?
Entre os estados do Brasil?
Entre os países da América Latina?
Entre cidades?
Onde seria, o que estariam os irmãos de José fazendo? Na original estavam pastoreando em Siquém.
 

2) Quais cenas devem fazer parte?
Sobre a vida de José há muitos fatos descritos na bíblia, quais devem ser incluídos no nosso texto?

 

Achei na web o texto a seguir, é uma análise interessante para ir "compondo" as nossas observações sobre o personagem.

Jacó e José: Uma Diferença Fundamental

Quando estava voltando para Canaã, Jacó lutou a noite toda com o Senhor (Gênesis 32:22-32). Mas esta não foi apenas uma batalha de uma noite. Jacó tinha estado lutando toda a sua vida com Deus. Ainda que Deus o tivesse escolhido desde o berço para ser exaltado acima do seu irmão gêmeo mais velho, Jacó não confiou que o Senhor cumprisse a promessa. Ele confiou em sua própria esperteza para fazer com que Esaú vendesse seu direito de primogenitura. Ele e sua mãe se acumpliciaram para roubar a bênção que seu pai tencionava dar a seu irmão. Durante 20 anos, Jacó e seu sogro tentaram passar a perna um no outro sobre tudo, desde mulheres até ovelhas. E agora, com mais de 90 anos de idade, Jacó finalmente aprendeu a confiar em Deus.

José, como Jacó, foi escolhido por Deus para ser exaltado acima de seus outros irmãos. Durante muito tempo, parecia que Deus tinha esquecido suas promessas. Tudo ia mal na vida de José. Ele foi vendido por seus próprios irmãos para ser escravo em um país estrangeiro. Quando as coisas estavam melhorando, ele foi acusado falsamente e preso. Mas, através de todas estas experiências difíceis, José demonstrou uma fé muito mais forte do que seu idoso pai tinha mostrado. Ainda que com apenas 17 anos de idade quando foi separado de seu pai, José permaneceu fiel a Deus. Quando foi tentado, recusou-se a pecar contra Deus (Gênesis 39:9).

Muitas pessoas, hoje em dia, imitam Jacó. Não querem confiar que Deus cumpra suas promessas, e sentem-se compelidas a buscar suas próprias soluções. A vida para tais pessoas é uma contínua série de crises não resolvidas. Jacó levou 90 anos para aprender a confiar em Deus. Algumas pessoas nunca aprendem.

Outros imitam José. Para estas pessoas prudentes, a fé não é apenas uma diversão ocasional; é um modo de vida. Estas pessoas também têm problemas, algumas vezes sérios e dolorosos, mas, consistente-mente, elas procuram conselho de pessoas devotas e aplicam as soluções de Deus em seus problemas. Como José, elas frequentemente não sabem quando ou como Deus cumprirá suas promessas, mas a fé delas nunca enfraquece.

A diferença fundamental entre Jacó e José foi uma questão de fé. Quem você imita?

- por Dennis Allan