UMA IGREJA DOENTE

Versão para impressão

Quem segura uma igreja destas??? Sugestão de peça para aniversário da igreja.

Veja a membresia da igreja dodói.
APARÍCIO o irmão aparência – "Denorex". (É... tem bastante!);
CRENTINILDO, (o irmão Crítica);
ANANIAS e SAFIRA, os mentirosos(Mas tem?);
LINGUARILDA E LINGUARUDA, as línguas compridas(Ouvi falar que...).
ESTER, RUTE e MIRIAM, as namoradeiras(assanhadas?)
SALOMÃO, o crente galã
APOLO, o irmão esportista..
TENORILDO, o irmão cantor

Há outra versão no site: A Igreja Doente

 
APARÍCIO:- o irmão aparência - "Denorex".
Traje - Paletó, gravata, uma Bíblia bem grande debaixo do braço, cabelo curto, barba bem feita e uma expressão de "santo".
Este personagem, a princípio não fala nada. Age com a cabeça, criticando tudo ao seu redor. Olha as dependências do templo e reprova com a cabeça.
APRESENTADOR: Meu irmão, este é o nosso irmão Aparência. Um santo em forma de gente. Ele está sempre fantasiado de crente. Na igreja é um santo homem. Já nasceu "enternado". Perfeito, leal, boa gente, mas já que ele é tão crente, vamos ver o que carrega nos bolsos.
(O irmão aparência fica parado. O apresentador vai até ele e tira as seguintes coisas do seu bolso: Bilhetes de loteria, maço de cigarros, um revólver, etc.)
APRESENTADOR: (depois que tirou todos os objetos do irmão aparência): Que é isto irmão Aparício? Apostas, revólver, cigarro?
APARÍCIO: Sabe como é né. A vida tá muito difícil, tem fazer uma "fezinha" para ganhar um dinheirinho. O cigarro é nas horas vagas. Agora o revólver é por causa da insegurança, meu bairro é muito perigoso!!
APRESENTADOR: Mas Aparício, a nossa segurança é Jesus. E a Palavra? Vamos chamar então a esposa e seu filho.
Entra em cena uma mulher toda machucada, cheia de esparadrapos pelo corpo e o filho que tem medo de se aproximar do pai.
APRESENTADOR: Ué minha senhora. O que aconteceu? Acidente?
ESPOSA DO IRMÃO APARÍCIO: Que nada. Ele (apontando) me espancou.
APARÍCIO:(tentando se justificar): Mentira, ela caiu da escada, ela é doida, está tentando destruir minha carreira. Não lhe dê ouvidos.
APRESENTADOR: Quem diria, hein? As aparências enganam...
(O irmão Aparência, esposa e filho saem da cena, ficando somente o apresentador.)
APRESENTADOR: Contraste entre A Bíblia e o irmão Aparência. (com a Bíblia na mão lendo):
"Disse o Senhor: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua estatura, porque o tenho rejeitado. Porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê apenas o eu está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" (I Samuel 16.7).
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniquidade Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade" (Mateus 23.25-28)
"Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dele, destas pessoas, afasta-te" (II Timóteo 3.5).
Pausa para o apresentador anunciar o novo membro da "igreja doente": Crentildo, (o irmão Crítica)
Traje: paletó, gravata, Bíblia debaixo do Braço. Entra em cena caminhando rapidamente.
CRENTILDO: Viram só? Igreja vazia. Culpa do pastor. Olha gente, esta igreja já não é mais a mesma. No tempo do pastor Dodô sim, é que dava gosto. Aquilo sim é que era igreja. Mas este Pastor aí, dá muita moleza pra turma. A mocidade faz o que bem entende, a união dos homens, só tem vagabundos, que não querem nada de trabalho, a sociedade de senhoras, não quer nem saber de fazer alguma coisa para o Senhor, só sabem fofocar. As moças daqui da igreja então, nem se fale., só vêm à igreja por causa dos moços. Isso sem falar nos rapazes, que são tudo uns "mauricinhos", com as calças agarradinhas, que nem de mulher. Ah, se eu fosse o pastor, essa turma ia ver o que era bom. Colocava muita coisa no lugar. Ah, se eu fosse eu!!
(Zangado sai de cena)
APRESENTADOR: A Bíblia e o irmão Crítica.
"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão". (Mateus 7.1-5).
"Não julgueis segundo a aparência, mas segundo a reta justiça". (João 7.24)
"De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Assim, que não nos julguemos mais uns aos outros, antes seja o vosso propósito, não colocar tropeço ou escândalo ao irmão." (Romanos 14.12-13).
(Pausa para apresentação dos novos personagens: Ananias e Safira, os mentirosos)
Trajes - Roupas comuns. Não é preciso que os mesmos estejam de paletó e gravata. Bíblias debaixo do braço seria interessante.
(Os dois se encontram no meio da igreja e se cumprimentam.).
ANANÍAS: Ontem eu fui pregar lá na Vila Cocada. Sabe quantos eu converti? Mais de seis mil levantaram as mãos. Estou ganhando tantas almas para Jesus que eu nem sei se vão caber todas lá no céu.
SAFIRA: Só isso? Isso aí eu ganho por minuto, para Jesus.
ANANÍAS: O Billy Grahan me convidou para pregar na campanha dele, em alguns países.
SAFIRA: Convidou você também? Ele me chamou, mas eu não poderei ir, infelizmente. Marquei com o Rex Humbadr no mesmo dia. O Rex me quer de qualquer maneira cantando no programa dele.
ANANÍAS: Bem, eu vou embora. Estou cansado. Já distribui mais de um milhão de folhetos, só na parte da manhã. Temos que trabalhar né, irmão?Senão o Senhor vem e "nóis" fica..
SAFIRA: Eu também já vou indo. Preciso ligar para o Billy Grahan, e confirmar minha ida. Mas eu não vou pregar. Só para assistir e olhe lá.
ANANÍAS: Então boa noite.
(Os dois dão alguns passos. E depois se voltam, um para o outro e dizem juntos:)
ANANÍAS e SAFIRA: Eu nunca vi gente mais mentirosa que você!
APRESENTADOR: A Bíblia e os mentirosos (Lendo na Bíblia)
"Mas quanto aos tímidos, incrédulos, assassinos e aos fornicários, e aos feiticeiros, aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que á segunda morte". (Ap 21.18)
"Vós tendes por pai o diabo, ele foi homicida desde o começo, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e o pai da mentira". (Jô 8.44)
"Pela hipocrisia dos homens que falam mentira, tendo cauterizado a sua própria consciência." (1 Tm 4.2)
"Não mintais uns aos outros, pois que vos despistes do velho homem com os seus feitos." (Cl 3.9)
"Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade, cada um com o seu próximo." (Ef 4.25).
(Pausa para a apresentação do novo personagem: Linguarilda e Linguaruda, as línguas compridas).
Trajes: As fofoqueiras devem estar bem vestidas. Uma delas pode carregar debaixo do braço, ou mesmo ficar folheando durante o diálogo, uma revista.
LINGUARILDA: Céus viu? O marido da irmã Elza comprou um carro novo.
LINGUARUDA: Também... pagando com sem fundo, até eu.
LINGUARILDA: você já reparou como a irmã Dirce se veste mal. Não sabe combinar as roupas. Imagine só, que outro dia estava com uma saia azul e uma blusa marrom. Cafonérrima!!!
LINGUARUDA: Cafonice né irmã? O marido dela é a mesma coisa. Eu tenho pena é dos filhos, que irão ao mesmo caminho.
LINGUARILDA: O pastor devia falar isto no púlpito, né? Já pensou se vem alguém de fora, algum deputado, alguma visita importante? Vai pensar que a gente é caipira.
LINGUARUDA: O pastor não fala é nada. É outro que não tira aquele paletó, entra ano e sai ano, mas o paletó não sai do corpo.
LINGUARILDA: Bem eu vou me embora. Você vai à reunião das senhoras amanhã?
LINGUARUDA: Eu? Eu não. Essas irmãs desta igreja só sabem falar da vida dos outros.
(Saem de cena da mesma maneira que entraram, conversando descontraidamente)
APRESENTADOR: A Bíblia e as línguas compridas (Lendo na Bíblia).
"A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede a bênção e maldição. Meus irmãos, não convêm que isto se faça assim.." Tiago 3.6-10
"Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs." (2 Tessalonicenses 3.11).
"E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém." (1 Timóteo 5.13).
Éster, Rute e Mirian, as namoradeiras
Trajes - Meninas vestidas na moda, moderninhas, entram mascando chicletes. Não devem carregar Bíblias, devem trazer discos de algum cantor famoso, revistas.
ESTER: Sábado que vem a nossa juventude vai visitar a igreja lá de Vila Cocada. Eu vou. Lá tem cada cara bonito. Cada pão! Cada gato!
RUTE: Eu não acho e não vou. Prefiro os da Vila Pincel. Eu vou falar com o presidente da Unijovem, pra gente dar um pulo lá.
MIRIAM: É uma questão de gosto. Eu acho o presidente da Unijovem da Vila Batata Doce, a coisa mais fofa que já vi.
ESTER: Gozado né, na nossa igreja só tem homem feio. Cada canhão, que dá até desgosto. Até parece a guerra do Golfo, só tem artilharia pesada.
RUTE: Os bonitinhos já arrumaram namoradas. Não é uma droga?
MIRIAM: Eu estou pedindo a Deus, um namorado. Mas tem que ser bonito. Olha, para falar a verdade, nem precisa ser muito crente, mas sendo bonito.... "tá limpo".
ESTER: ah, eu também, rapaz feio eu não quero. De feia já basta a vida.
(Continuam as conversas e vão saindo descontraidamente)
APRESENTADOR: A Bíblia e as namoradeiras( lendo)
"Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram." (Hebreus 4.2)
"Diz ainda mais o SENHOR: Porquanto as filhas de Sião se exaltam, e andam com o pescoço erguido, lançando olhares impudentes; e quando andam, caminham afetadamente, fazendo um tilintar com os seus pés; portanto o Senhor fará tinhoso o alto da cabeça das filhas de Sião, e o SENHOR porá a descoberto a sua nudez, naquele dia tirará o Senhor os ornamentos dos pés, e as toucas, e adornos em forma de lua, os pendentes, e os braceletes, as estolas, os gorros, e os ornamentos das pernas, e os cintos e as caixinhas de perfumes, e os brincos, os anéis, e as joias do nariz, os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e as bolsas. os espelhos, e o linho finíssimo, e os turbantes, e os véus. E será que em lugar de perfume haverá mal cheiro; e por cinto uma corda; e em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste luxuosa, pano de saco; e queimadura em lugar de formosura." (Isaías 3.16-24).
Depois da leitura do texto o apresentador dá uma pausa, e anuncia o novo membro da "igreja doente": Salomão, o crente galã.
Traje - Esportivo. Um rapaz bem vestido. Não precisa ser bonito. Deve usar óculos Rayban e fazer pose. Entra penteando o cabelo.
Entra caminhando devagar e observando para ser se tem alguma menina na igreja. Pode piscar para algumas delas, trazer uma chave de carro e ficar balançando durante o "flerte".
GALÃ: (Depois de observar algum tempo) - Puxa! Essa igreja não ta com nada. Não tem "mina", vou embora antes que o culto comece e eu tenha que assistir.
APRESENTADOR: A Bíblia e o crente galã
"Alegra-te mancebo na tua mocidade, e, recreie-se o seu coração os dias da sua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos. Sabe porém , que por todas estas coisas, te trará Deus juízo". (Eclesiastes 11.9).
"Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus ias, e, cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles prazer algum". (Eclesiastes 12.1).
Pausa para entrada do novo personagem: Apolo, o irmão esportista..
Traje - Roupa de esportista. Uma bola de futebol, ou de basquete, ajudaria a enriquecer o personagem. Pode ser até uma raquete de tênis, bola de vôlei ou futebol. O personagem entra caminhando.
ESPORTISTA: Eu tive uma ideia genial. É Preciso movimentar os jovens desta igreja. Em vez de estudos bíblicos, reuniões de oração, eu estava pensando em promover um torneio de esportes. Ping-pong, dama, futebol de salão e campo. Eu aposto que o presidente da unijovem vai gostar. Ele também não é muito chegado às reuniões de oração e estudos bíblicos mesmo. Joia! E pensando bem, o torneio poderia ser realizado aos domingos pela manhã, na hora da Escola Dominical. O que eu estou fazendo aqui? Vou logo falar com meu pastor.
Sai apressadamente.
APRESENTADOR: A Bíblia e o esportista (Apresentador)
"Porque há muitos desordeiros, faladores vãos e enganadores, principalmente os crentes, aos quais convém tapar a boca, homens que transtornam casa inteiras, ensinando o que não convém, unicamente por torpe ganância".
"Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis e desobedientes, e reprovados para toda boa obra". (Tito 1.10,16)
Pausa para apresentação do novo personagem: Tenorildo , o irmão cantor
Traje - Livre. Livros de música na mão, discos, fitas, etc. o personagem entra cantarolando um hino conhecido, e deve cantar com voz forte.
CANTOR: o meu problema nesta igreja é o seguinte: Eu tenho uma voz bonita, e gosto de cantar. Deixo muitos irmãos daqui da igreja no chinelo. Já ganhei prêmios em concursos de calouros e cantores.. Eu adoro fazer solos. Mas aqui nesta igreja, eu não tenho a mínima chance de mostrar o meu talento. O pastor é o culpado. Ele nunca me coloca no programa para fazer um solo. Estou pensando em sair daqui. Se não quiser enterrar o meu talento, terei que procurar um outro lugar, onde possa mostrar este dom que Deus me deu.. Só nos cultos da semana e nos pontos de pregação.... Assim não dá!
Sai da cena exatamente como entrou, só que agora cabisbaixo e aborrecido. Cantarola um hino conhecido.
APRESENTADOR: - Lendo na Bíblia tão logo o cantor deixe o palco:
"Este povo que se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me louvam e me honram, mas o seu coração se afasta para bem longe da minha face". (Isaías 29.13).
"Aquele que se exalta será humilhado". (Lucas 14.11).
Pausa para o apresentador mostrar o novo personagem: Etelvino, o irmão pregador.
Traje - Paletó, gravata, Bíblia bem grande debaixo do braço. Entra em cena caminhando devagar, lendo a Bíblia.
Pregador - O que mais me aborrece nesta igreja, é que eu sou um bom pregado, mas nunca tenho oportunidade. Eu prego muito bem, tenho uma boa palavra, mas aqui nesta igreja me sinto inútil. O pastor quer que eu pregue nos cultos durante a semana, mas nestes cultos, quase não tem ninguém na igreja. Eu quero mesmo é pregar nos cultos de domingo à noite, quando a igreja está cheia. Mas o pastor não vê isso. E olha que prego bem. O Billy Grahan perto de mim é um analfabeto, um seminarista. Sei homilética, "omelete" e tudo mais...
Sai de cena como entrou, lendo a Bíblia e caminhando devagar.
A Bíblia o e o irmão pregador
APRESENTADOR: - Lendo na Bíblia:
"E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentimento. Endurecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração". (Efésios 4.17).
"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo". (Filipenses 2.3).
"E rogo-vos irmãos, que noteis os que provocam dissensões e escândalos contra as doutrinas que aprendestes, desviai-vos dele, porque os tais não servem ao nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre, e com palavras e lisonjas enganam os corações dos simplices". (Romanos 16.17-18).
Pausa para a entrada do novo personagem: O pastor da "igreja doente".
Pausa, esperar por uns dez segundos. O irmão pastor não vai aparecer. Entra uma pessoa trazendo um bilhete, ou mesmo cochichando algo no ouvido do APRESENTADOR:.
APRESENTADOR: - o irmão pastor não poderá vir à igreja hoje. Pediu a qualquer outro irmão que dirija o culto. E ele não quer perder o último capítulo da novela que vem acompanhando com tanto carinho desde o primeiro capítulo.
APRESENTADOR: - Que Deus o tenha ...
(Voltam todos os personagens da peça)
Este é o momento final da peça. A hora em que os ouvintes meditarão, para descobrir se há alguma identificação com algum dos personagens.
Seria interessante que fosse cantado algum hino, antes da mensagem final, que será proferida pelo apresentador.
A "igreja doente": Epílogo.
APRESENTADOR: - Deus deseja usar a "igreja doente". Pode parecer uma coisa absurda, mas há verdades nestas palavras que digo no final desta peça. Mas eu explico.
Nós lemos na Bíblia, a história de uma cidade chamada Nínive. Esta cidade fazia tudo o que aborrecia a Deus: prostituição, adultério, roubo, idolatria. E Deus já havia providenciado um meio para ela fosse destruída - Deus havia dado um basta para os habitantes daquela cidade. E mandou que Jonas fosse até ela e pregasse, avisando que seria destruída. E Jonas foi. Avisou do perigo que corria e que iria ela seria riscada do mapa, porque Deus estava com Nínive "pelas goelas". Ma aí, aconteceu uma coisa que Jonas não esperava. A cidade se arrependeu. Reconheceu o seu erro.
Cingiu-se de pano de saco e cinza, numa forma de dizer que estava humilhada e arrependida. E Deus mudou o seu plano. E podemos aprender com este livro, o de Jonas, que o arrependimento sincero, muda os plano de Deus. Em Jeremias 18.8, nós lemos o seguinte: "se a tal nação contra a qual eu falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe." Este é um dos textos mais lindos da Bíblia Sagrada. Agora leia no livro de Jonas 3.10: "E viu Deus as obras deles, como se converteram do seu mau caminho, e Deus se arrependeu do mal que tinha dito que lhes faria e não o fez.". É por isso que nós dissemos que Deus deseja usar a "igreja doente"! Desde que os seus membros se arrependam e se convertam dos seus pecados. E é por isso que nós quisemos e queremos alertá-lo do grande e grave perigo que você está correndo, se em algum momento você se identificou com algum personagem desta simples peça de teatro. Se você se arrepender nesta noite, vai ver que a sua vida vai mudar de rumo e isto significa que Deus mudará o se plano em ralação a você: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda a injustiça." (1 João 1.9)
Você melhor do que ninguém sabe como anda a sua vida. Você sabe também o que Deus está pensando a seu respeito, porque foram lidos os textos que se encaixavam com a vida de cada personagem. Então nós queremos pedir agora, em nome do Senhor, aí onde você se encontra, que confesse a sua fraqueza, dia a ele que a sua vida se identifica com a de um personagem dessa peça que Deus conhece, mas que você gostaria de deixar esta vida que você está aborrecendo a Deus. Faça isso agora enquanto nós iremos orar também. O remédio para uma "igreja doente" é Jesus Cristo.
Fim
(adaptação)

 

Fonte desta peça WEB

 

Diversos: