VOCÊ FAZ MISSÕES?

Versão para impressão

VOCÊ FAZ MISSÕES? Teatro CristãoContexto: Como em um programa de Televisão o narrador faz o tipo Apresentador, com interrupções durante a “reportagem”, explicando e anunciando a cena seguinte. A estória enfoca a negligência do “IDE” de Jesus e o amor ao dinheiro de uma cristã com “muitos anos de igreja”.
 

07 Personagens:
- Narrador/Apresentador
- Gaby
- Amiga
- Enoque
- Comparsa de Enoque (de menor)
- Balconista 01
- Balconista 02
 
NARRADOR: Boa noite, ouvintes, o que vamos acompanhar agora é sobre Missões... Eles também precisam da Graça do Pai! Aliás, você já deu sua oferta missionária? – ta, e se você ofertou, você tem feito sua parte? Tem anunciado Jesus? O caso a seguir mostra o quanto deixamos Missões em segundo ou até último plano.
Amigas entram agitadas e conversando alto.
GABY: AMIGA! Para tudo, recebi aquele dinheiro ontem, vamos dar uma olhada naquelas bolsas? Quero comprar uma!
AMIGA: Ram, mermã, tu num foi no culto domingo, não? Tamo na campanha de missões, vai contribuir não? E o dízimo, vai separar logo não?
GABY: Mulher, te acalma bem aí! Sempre sobra no final, sempre sobra..
AMIGA: Já que tu ta dizeeeeno.
Entra Enoque acompanhado de um menor e se dirige à Gaby
ENOQUE: Gaby, lembra de mim? Me dá uma ajuda aí..
GABY: Rum, nem te conheço!
ENOQUE: É né... a gente brincava junto. Me dá aí uma ajuda pra eu merendar ali.
GABY: Um nam, sai fora! Vamo, mulher, num liga pra ele não..
Enoque sai cabisbaixo e se dirige ao fundo do cenário com seu companheiro.
AMIGA: Mermã, tu num conhece ele mermo não?..
GABY: Nam mulher, nunca vi mais feio.
AMIGA: Eu acho que já te vi com ele..
GABY: Mulher, deixa de conversa besta, vamo comprar a bolsa..
Narrador entra e paralisa a cena.
NARRADOR: Ora vejam só! Esta é Gaby e esse é Enoque...Eles cresceram juntos, amigos de infância, mas infelizmente a vida trouxe caminhos diferentes para eles: Gaby cresceu no lar envangélico, educada na igreja, está cansada de ouvir sobre missões, evangelismo... blá blá blá; Enoque, um jovem pobre, que sempre foi revoltado com sua condição e acha que as pessoas só querem se aproveitar dele... Mas Gaby NUNCA FALOU DE JESUS pra Enoque, quantas oportunidades ela perdeu, quantas oportunidades VOCÊ perdeu?!! Vamos ver no que vai dar..
Narrador de afasta e a Cena continua.
GABY: AH-RAAAAH, olha essa bolsa..
BALCONISTA 01: Boa Noite, Senhora, o que deseja?
GABY: Fi, quanto é que ta essa bolsa?
BALCONISTA 01: R$ 300 reais..
AMIGA: Minha gente, que bolsa cara, um nam..
GABY: Ser besta, mulher, olha essa costura, o brilho!
BALCONISTA 01: Ou então, temos esta que é mais barata..
GABY: Brigada, mas me apaixonei mesmo foi por essa!
Narrador entra novamente e congela a cena.
NARRADOR: E aí vocês perguntam: “Mas Senhor, em que te roubamos?”. E o que Ele diz? Vamos, vocês sabem.. “Nos dízimos e nas ofertas”! talvez você não roube seu amigo, não roube um banco, talvez VOCÊ tenha vergonha de roubar o Homem...Mas tem assaltado tanto o Reino de Deus. Das bênçãos que o Senhor te dá, você tem investido no Evangelho? Ou tem gasto com coisas supérfluas, investindo nesse mundo? Acompanhe AGORA o final dessa trama.
BALCONISTA 01: E a forma de pagamento? A vista ou cartão?
AMIGA: Pelo menos paga no cartão, pra sobrar o das ofertas..
GABY: Mulher,se tem uma coisa que eu não gosto é ficar devendo. QUERO É A VISTA, é bom que me livro logo..
AMIGA: Eita mermã, tu num tem jeito mesmo..
Enoque entra fazendo arruaça pra assaltar a loja e começa a gritaria.
ENOQUE: Perdeu Madame, perdeu vagabundo. Mão na cabeça e passa a grana, e essas bolsas.
Gritaria continua
GABY: (grita) Minha Bolsa, meu dinheiro..
ENOQUE: TA SURDO MEU IRMÃO, vai colocando o dinheiro aí no balcão, Boraaaa, palhaço!
MENOR: (entra correndo e gritando) A CASA CAIU! A polícia chegou, corre, corre, ó os homi!
ENOQUE (apontando pra polícia): Ninguém entra, Ninguém entra! (puxa a AMIGA e a faz de refém) Se não eu atiro!
ENOQUE: Calado todo mundo! eu to bem, eu to bem...
(Já com sintomas de transtorno bipolar, Enoque solta a refém e começa a pensar alto, as vezes triste, as vezes em estado de choque, as vezes demonstra força, mas nunca tranquilidade.
ENOQUE: Alguém me ajuda... Você, Igreja do Senhor, me ajuda aí, vai?! Fala de Jesus pra mim, é verdade que Ele pode mudar minha história? Ah, não... Você tá muito ocupado com seus ministérios, sua formatura, seus trabalhos da faculdade.. Me ajuda aí, vai... Tira um tempim pra me evangelizar... Você passa por mim e fingi que não me vê, se eu entro na sua igreja tenho que ficar no ultimo banco, sempre fui excluído, sempre foi assim...
Enoque entra em pânico, está confuso, fica pensativo enquanto começa ouvir vozes.
(Pode ser o narrador interagindo com a personagem ou mesmo um CD já com a gravação preparada.)
VOZ 01: Enoqueeee, Enoooque! Você está louco? Olha o que você ta fazendo... Você está cercado, não mais nada há fazer. Eles não se importam com você, ninguém nunca se importou... Você é um ninguém, sempre foi... Acaba logo com isso, que tal?! Quer ficar famoso, sair no jornal? Olha só meu plano pra você, vai dar uma ótima reportagem: “Jovem sequestra clientes numa loja e sem seguida.. SE MATA! Se mata, Enoque... Ta esperando o que? Ninguém vai te ajudar, ninguém pode te salvar... Se mata! SE MAAATA!
Enoque começa a chorar e a murmurar baixinho..
VOZ 02: Enoque? Enoque...
ENOQUE: Não! Outra voz, não! Para, para, não aguento mais..
VOZ 02: Calma, Enoque, Eu sou o Espírito Santo. Ainda existe solução pra você, Jesus pode mudar tua história. Basta você se arrepender e deixar que o Meu Amor entre em você, um jovem tão precioso para Mim... que eu vi quando estava formando seus ossos.. Você tem o livre arbítrio, a escolha é sua... Volte para mim, e vou fazer a maior festa que o céu já viu, por que EU TE AMO! Está em suas mãos o poder da decisão...
ENOQUE (falando com tom de despedida/chorando) : Ehh, Igreja, já que você não teve tempo de me evangelizar... dá pelo menos um tchau... pra MAIS UM JOVEM que morre SEM CONHECER JESUS.
Enoque aponta arma pro queixo e efetua o disparo.
GABY: (grita desesperadamente) ENOOOOOOQUEE! NÃAAAO!
Toca a música TE AMAR – NIVEA SOARES até o refrão enquanto o narrador caminha pela cena e olhando para o público com expressão de “ta vendo no que deu..” Ao chegar no refrão, a música abaixa e o Narrador faz as considerações final, enquanto o grupo se levanta e vai se alinhando.
NARRADOR: Gente, que absurdo “um suicídio numa peça de teatro evangélica”... “tem criança assistindo também”... Quantos aqui fogem da realidade? Quantos escondem a realidade das crianças? Quantos fingem que a vida é perfeita? Você Sabia, em 2010 o Brasil registrou a taxa de 24 suicídios por dia. Teresina, capital do Piauí, é a segunda Capital com maior numero de suicídio, perdendo apenas para São Paulo. As pessoas estão perdendo as suas vidas, por que Nós, nós não estamos perdendo a nossa... Você realmente sabe o que é Missões? E se a Igreja desse R$ 100, 00 pra você falar de Jesus, quantas pessoas você iria Evangelizar hoje, agora? Está escrito: “Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará” (Lucas 9.24) Também está escrito : “O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.” (Isaías 61.1-3) Vamos lá Igreja, Eles também precisam da Graça do Pai. (Convida todos a se colocarem em oração pelo País, pelos jovens de todo o mundo etc, enquanto cantam a musica)
Já alinhados, todos cantam a música enquanto a igreja ora.

 

Narrador, Amigas, Enoque com refém
 
GLOSSÁRIO
Negligencia – Ato de não cumprir um ato, ou não dar atenção ao ato.
Supérfluo – Que é desnecessário, além do que precisa

Este texto é apenas uma base, improvisem e deem o melhor de si!
Peça Montada pelo teatro da Igreja Batista Hebrom, Timon-Maranhão.
Ministério de Teatro IBH

Autores: 
Estilos: 
Temas: 
Diversos: